Mae Jemison biografia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mae Carol Jemison (Decatur, Alabama - 17 de outubro de 1956) é uma médica, engenheira e ex-astronauta estadunidense. Foi a primeira mulher negra a ir para o espaço, quando serviu como especialista de missão a bordo do ônibus espacial Endeavour. Jemison se uniu ao grupo de astronautas da NASA de 1987 e serviu na missão STS-47, na qual orbitou a Terra dos dias 12 a 20 de setembro de 1992.
Mae Carol Jemison nasceu no Alabama, EUA em 17 de outubro de 1956, a caçula de três filhos de Charles Jemison e Dorothy Jemison (cujo sobrenome de solteira era Green). O pai foi um supervisor de manutenção para uma organização de caridade e a mãe foi professora de inglês e matemática em uma escola de ensino fundamental em Chicago. Jemison sabia desde nova que queria estudar ciência e ir para o espaço. O programa de televisão Star Trek, em particular a atriz negra Nichelle Nichols interpretando a Tenente Uhura, alimentaram o seu interesse no assunto.Os seus pais deram apoio a essas ambições, mas, ao contar a uma professora de jardim de infância que queria ser cientista, esta perguntou, "Você não quer dizer enfermeira?". Jemison relata, "Não há nada de errado em ser enfermeira, mas não era o que eu queria ser."A falta de mulheres astronautas representava uma frustração: "Todo mundo estava animado com o espaço, mas eu me lembro de ficar muito, muito irritada por não haver mulheres".
Mae Jemison-A 1ª astronauta negra da NASA
→Nascida em 17 de outubro de 1956 na cidade de Decatur, no Alabama, ela tinha 3 anos quando a família se mudou para Chicago, no Illinois. Seu pai era um faz-tudo e sua mãe, professora primária. Mae é a caçula de três irmãos.
→Em 1977, se formou em Engenharia Química em Stanford como destaque entre os alunos que tinham bolsa de estudos. Paralelamente, tirou um bacharelado em Estudos da Arte Africana e Afro-Americana.
→Quatro anos depois, em 1981, finalizou um doutorado em Medicina. Enquanto preparava sua tese, conseguiu fazer um estágio em Cuba, integrando um grupo de pesquisa estudantil dos EUA.
→Como médica, nos anos 1980 foi voluntária em um campo de refugiados cambojanos na Tailândia e integrou a força de paz dos EUA em Serra Leoa e na Libéria. Escreveu manuais de autocuidados, desenvolveu diretrizes para o trabalho voluntário na área de saúde de seu país e participou das pesquisas para a criação da vacina contra a hepatite B.
→De volta aos EUA, Mae passou a trabalhar tanto como médica quanto como engenheira na Califórnia. Lembrou do sonho de infância e decidiu se inscrever no programa de formação de astronautas da NASA. Em 1987 foi uma das 15 pessoas selecionadas entre mais de 2 mil candidatos.
⇒Espero ter ajudado!!!