(MACKENZIE – adaptado) "Hoje ainda é moda [...] falar da Revolução bolchevique como de uma 'aventura'. Muito bem, se for uma aventura, trata-se de uma das mais maravilhosas em que já se empenhou a humanidade, aquela que abriu às massas laboriosas o campo da história..." (John Reed)
Qual acontecimento levou o jornalista John Reed a entusiasmar-se com a Revolução?
Escolha uma:
a. A substituição do Estado por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas.
b. A implantação do primeiro Estado socialista, representativo das aspirações operárias e camponesas, alterando, na Rússia, as relações sociais capitalistas de produção.
c. A construção do Estado comunista, através da organização de uma sociedade de classes.
d. O apaziguamento das agitações operárias, através do fortalecimento dos partidos políticos na Rússia czarista.
e. A implementação de um projeto socialista desvinculado do elemento democrático e das aspirações internacionalistas, reafirmando os ideais nacionalistas dos sovietes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
A resposta certa é:
A implantação do primeiro Estado socialista, representativo das aspirações operárias e camponesas, alterando, na Rússia, as relações sociais capitalistas de produção.
A implantação do primeiro Estado socialista, representativo das aspirações operárias e camponesas, alterando, na Rússia, as relações sociais capitalistas de produção.
Respondido por
32
É correta a alternativa B.
John Reed, jornalista estadunidense, se entusiasmou com a Revolução Russa pois ela foi a primeira revolução de caráter socialista do mundo que teve resultados concretos, sendo capaz de se manter no poder e instaurar um sistema político de acordo com os seus princípios.
Em teoria nascia ali a primeira sociedade que deveria, em breve, abolir a sociedade de classes, de modo a substituir o modelo capitalista pelo modelo socialista (que Reed via como desejável) e fundar um novo mundo, pautado pela igualdade de oportunidades entre os homens.
Perguntas interessantes