Machado de Assis foi considerado pela crítica especializada como o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Mulato, neto de escravos, Machado destacou-se como um profundo conhecedor da natureza humana, geralmente analisada pelo prisma do ceticismo e da ironia. Leia a seguir os parágrafos iniciais do conto “Pai contra mãe”, escrito por Machado de Assis.
A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a cerco ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha-de-flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Com o vício de beber, perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e aí ficavam dois pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras.
O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também, à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Pesava, naturalmente, mas era menos castigo que sinal. Escravo que fugia assim, onde quer que andasse, mostrava um reincidente, e com pouco era pegado.
Há meio século, os escravos fugiam com freqüência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói.
Sobre o texto, analise as afirmações que seguem:
I. O vício de beber acabava levando os escravos ao vício de furtar.
II. A preocupação financeira dos proprietários de escravos acabava aplacando o rigor dos castigos físicos a eles infligidos.
III. O objetivo principal do ferro ao pescoço não era castigar o escravo, mas antes sinalizá-lo como fujão.
IV. Sobriedade e honestidade são dois pecados apontados pelo autor.
V. No período “Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha-deflandres” o autor utiliza um recurso linguístico conhecido como “enumeração”.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
I, II, III, V, apenas.
I, III, IV, V, apenas.
I, II, III, IV, apenas.
II, III, IV, V, apenas.
I, II, IV, V, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
resposta certa I,II,III,V APENAS
Respondido por
1
Resposta:
I, II, III, V, apenas.
Explicação:
corrigida
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás