M as porque o pacto da vida nâo é pregado igualmente a todos os homens, e porque, entre aqueles aos quais é pregado, não é sempre recebido da mesma forma, mostra-se nessa diversidade um admirável segredo do julgamento divino. Pois não há dúvida de que essa variedade serve também ao decreto da eterna eleição de Deus. E se é evidente que da vontade de Deus depende que a uns seja oferecida gratuitamente a salvação e que a outros se lhes negue, daí nascem grandes e muitos árduos problemas, que não é possível explicar nem solucionar se os fiéis não compreenderem o que devem com respeito ao mistério da eleição e da predestinação. [...] Jamais nos convenceremos como é devido de que nossa salvação procede e emana da fonte da gratuita misericórdia de Deus enquanto nâo tivermos compreendido sua eleição eterna, pois ela, por comparação, ilustra-nos a graça do Senhor na medida em que não adota indiferentemente a todos os homens pela esperança da salvação, mas dá a uns o que nega a outros. [...] [...] Como o tema da predestinação é de certa forma obscuro em si, a curiosidade dos homens o torna muito perigoso [...]. É necessário que lhes avisemos oportunamente com respeito a como conduzir-se nesse tema. A primeira coisa é que se lembrem de que, quando querem saber os segredos da predestinação, penetram no santuário da sabedoria divina, no qual todo aquele que entra com ousadia não encontra como satisfazer sua curiosidade e mete-se num labirinto do qual não pode sair. Por que não é justo que o que o Senhor desejou fosse oculto em si e acessível somente ao entendimento divino, o homem se meta, sem temor algum, a falar disso, nem que revolva e esquadrinhe desde a eternidade mesma à majestade e grandeza da sabedoria divina, que Ele quis que adorássemos, e não que a compreendéssemos, a fim de ser para nós dessa maneira admirável. Os segredos de sua vontade que determinou nos fossem comunicados, no-los manifestou em sua palavra. E determinou o quanto nossos interesses distam de tudo aquilo que Ele via ser necessário para nós. [...] Porque saberemos que, no momento em que ultrapassarmos os limites assinalados pela Escritura, ficaremos perdidos, fora do caminho e entre grandes trevas; [...] A Escritura é a escola do Espírito Santo, na qual nem se deixou de pôr coisa alguma necessária e útil de conhecer, tampouco se ensina mais do que o é preciso saber. Devemos, pois, guardar-nos muito de impedir que os fiéis queiram saber tudo o que está consignado na palavra de Deus com relação à predestinação, a fim de que não pareça que queremos defraudá-los ou privar-lhes do bem e do benefício que Deus quis comunicar-lhes, ou acusar o Espírito Santo deter manifestado coisas que teria sido preferível manter secretas
1. Identifique o tipo de documento, seu autor e a época em que foi produzido.
2. De acordo com o texto, como os fiéis obtêm a salvação?
3. Quais as recomendações do autor aos fiéis, diante do mistério da predestinação?
4. Identifique, no texto, idéias comuns ao catolicismo e ao luteranismo.
Soluções para a tarefa
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Bom dia!
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
1 - Esse documento foi o Breve Catecismo de Westminster feito durante o período calvinista.
2 - A salvação no texto é para uns gratuita e outros não.
3 - A predestinação se obtém ao conectar sua mente com a fé divina.
4 - Os pontos que divergem as duas correntes religiosas, se dão através principalmente da união do catolicismo com a economia, e, a cobrança de indulgências para a salvação do homem, lá o luteranismo, dialoga com a fé gratuita, que se dá através da busca do indivíduo pela santidade sem dar nada em troca.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
1 - Esse documento foi o Breve Catecismo de Westminster feito durante o período calvinista.
2 - A salvação no texto é para uns gratuita e outros não.
3 - A predestinação se obtém ao conectar sua mente com a fé divina.
4 - Os pontos que divergem as duas correntes religiosas, se dão através principalmente da união do catolicismo com a economia, e, a cobrança de indulgências para a salvação do homem, lá o luteranismo, dialoga com a fé gratuita, que se dá através da busca do indivíduo pela santidade sem dar nada em troca.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
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