m 1789, uma intensa mobilização popular tomou as ruas de Paris, na França. Essa movimentação resultou, de imediato, na queda da Bastilha, acontecimento que se tornou marco simbólico da Revolução Francesa.
A derrubada da Bastilha é compreendida por vários historiadores como uma ação política que colocou, no contexto revolucionário, o passado como campo de disputa por transformações do presente. A Bastilha celebrava uma sociedade que, para os revolucionários, deveria ser modificada.
Legenda: A pintura, A tomada da Bastilha,14 de julho de 1789, do francês Jean-Baptiste Lallemand
(1716-1803), representa o choque entre populares e guardas diante da Bastilha em chamas.
a) Por que a queda da Bastilha foi um marco importante do processo revolucionário francês?
b) Após a queda Bastilha, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pela disputa política, especialmente entre girondinos e jacobinos. Identifique, na pauta política de cada um desses grupos, por que um é considerado conservador e outro radical.
c) Que associação você faz entre a queda da Bastilha e os movimentos, na atualidade, de derrubada de personagens associadas à colonização e a escravidão na Idade Moderna?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A Bastilha era uma prisão onde ficavam aqueles que descontentavam o governo dos reis absolutistas franceses, por isso era considerada uma prisão política, uma prisão do pensamento. O ataque popular à Bastilha, em 14 de julho de 1789, indicava o descontentamento com a opressão e o despotismo a que a população estava submetida. O movimento ocorrido em Paris, espalhou-se por outras localidades da França, evidenciando a insatisfação popular com vigência do Antigo Regime. A derrubada da Bastilha indicava o movimento da sociedade francesa pela liberdade e superação das desigualdades associadas ao Antigo Regime.
b) É possível associar os girondinos a uma pauta mais conservadora em relação aos rumos da Revolução Francesa, porque defendiam mudanças menos significativas na estrutura política. Eles não se opunham à manutenção da monarquia, desde que, o poder passasse efetivamente para as mãos do Parlamento, instituindo a monarquia parlamentar como forma de governo. Para os girondinos a cidadania deveria ser censitária, o que excluiria da participação política setores mais populares da sociedade francesa. Já, os jacobinos defendiam mudanças mais estruturantes, como a derrubada da monarquia e o estabelecimento da República como forma de governo. Eram ainda favoráveis à uma concepção mais ampla de cidadania que possibilitaria a participação política das camadas populares.
c) Tanto a queda da Bastilha como a derrubada de personagens associados à colonização e escravidão são ações políticas de pessoas que identificam a necessidade de destruir símbolos do passado associados a condições que buscam superar no presente. A, por parte dessas pessoas, a perspectiva de que as modificações do presente devem vir acompanhadas de alteração das estruturas simbólicas que compõem a sociedade. Se, para os revolucionários francesas, a instituição de uma sociedade mais livre e igualitária, não deveria conviver com símbolos do despotismo do Antigo Regime, na sociedade contemporânea a liberdade e igualdade devem vir acompanhadas da superação dos símbolos da colonização e da escravidão.
Explicação:
Resposta do Gabarito :D