Luisa é casada com Carlos e tem dois filhos. Luisa é raramente vista no portão ou arredores da casa, que geralmente está fechada. Soube pelos vizinhos que Carlos proíbe Luisa de conversar com os(as) vizinhos(as) e de vez em quando ocorre de ouvirem gritos, choro de mulher e de crianças, mas é a primeira vez que ouve esses gritos. Imagine que você é vizinho(a) de Luisa.
Soluções para a tarefa
Bom dia!
Vamos considerar os princípios éticos desta questão, existem rumores, ou seja, fofocas de que Carlos não deixa que Luísa, por algum motivo não converse com os vizinhos, mas ate´o presente momento você, como vizinho nada tinha visto ou ouvido para que pudesse julgá-los. As pessoas possuem costumes diferentes, porém, é preciso respeitá-los.
Porém, existe um dia em que você como vizinho ouve estes gritos, e fica se preguntando o que fazer.
A ética estabelece parâmetros para nossas ações, portanto, interferir diretamente naquela família como indivíduo não é possível, pelo menos naquele momento, ao menos que alguém lhe peça ajuda diretamente.
Porém, não tomar providências sobre o assunto, não seria de acordo com os padrões morais e de civilidade. O que fazer então?
Existem serviços adequados para este tipo de situação, supõe-se ser violência doméstica contra os filhos e a esposa, por parte de Carlos.
Mas, como não se tem certeza de nada, o ideial é fazer uma denúncia anônima a Órgãos que visam a proteção da família como CREAS ou Conselho Tutelar para que possam averiguar o que de fato acontece naquela casa.
b. A cena relatada sugere briga de marido e mulher presenciada pelos filhos, mas, conforme o ditado, não se deve meter a colher;