– Logo, se acredito em demônios, estes ou são uma sorte de deuses – e eu teria razão afirmando que estás propondo uma adivinha por brincadeira, dizendo que eu creio em deuses em vez de crer em deuses, pois que acredito em demônios – ou são filhos de deuses, uma sorte de bastardos, nascidos de ninfas ou de outras mulheres a quem os atribui a tradição – e que homem pode acreditar em filhos de deuses e não em deuses? Seria a mesma aberração de quem acreditasse serem os machos filhos de éguas e jumentos, sem crer em éguas e jumentos. (PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 19.) De qual acusação Sócrates está se defendendo na passagem acima e em que sentido essa acusação poderia ser interpretada como "uma adivinha", segundo Sócrates?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
O trecho retirado da obra intitulada "A defesa de Sócrates" apresenta parte da argumentação de Sócrates diante das acusações graves que recebia da população Ateniense.
Sócrates foi Réu das seguintes acusações: Teria ele pesquisado e compreendido tudo que há entre o céu e a terra, teria assim descoberto coisas inacreditáveis, entretanto, ainda assim, optou pela mentira, escondendo as verdades que de fato havia descoberto.
Sócrates afirma assim, que seguiu pelas vias morais, e que não havia mentido acerca de nenhuma descoberta.
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás