Logo descobriu que não podia absolutamente mais se mexer. Não se admirou com esse fato, pareceu-lhe antes um pouco natural que até agora
tivesse conseguido se movimentar com aquelas peminhas finas. No restante sentia-se relativamente confortável. Na realidade tinha dores no corpo,
mas para ele era como se elas fossem ficar cada vez mais fracas e finalmente desaparecer por completo. A maçã apodrecida nas suas costas e a
região inflamada em volta, inteiramente cobertas por uma poeira mole, quase não o incomodavam. Recordava-se da família com emoção e amor. Sua
opinião de que precisava desaparecer era, possivel, ainda mais decidida que a da irmã. Permaneceu nesse estado de meditação vazia e pacifica
até que o relógio da torre bateu a terceira hora da manhã. Ele vivenciou o início do darear geral do dia lá do lado de fora da janela. Depois, sem
intervenção da sua vontade, a cabeça afundou completamente e das suas ventas Mulu fraco o último fôlego.
(KAFKA, Franz. A metamorfose. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Cia das Letras, 1997. p. 78).
Texto II
Saciada, espantada, continuou a passear com os olhos mais abertos, em atenção as voltas violentas que a água pesada dava no estômago,
acordando pequenos reflexos pelo resto do corpo como luzes.
A estrada subia muito. A estrada era mais bonita que o Rio de Janeiro, e subia muito. Mocinha sentou-se numa pedra que havia junto de uma árvore,
para poder apreciar. O céu estava altissimo, sem nenhuma nuvem. E tinha muito passarinho que voava do abismo para a estrada. A estrada branca
de sol estendia sobre um abismo verde. Então, como estava cansada, a velha encostou a cabeça no tronco da árvore e morreu.
(LISPECTOR, Clarice. O grande passeio. In: Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 37-38).
Embora de épocas e nacionalidades distintas, os protagonistas de A metamorfose e do conto o grande passeio têm em comum a:
O isolamento social devido ao descaso dos familiares.
A passividade diante das vicissitudes do curso da vida.
A incapacidade de decisão ante as instabilidades sociais.
A ruptura nilista com a razão do mundo.
O devaneio flosófico a respeito dos fenômenos da natureza
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credo kdkakakakdjdjsjsjajjjaaj nn vou lerndnsmakakakshchxfh hxbj
jucyleia17:
socorroooooooo, o brasileiro não tem pazzzzz
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Resposta:a
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