Geografia, perguntado por Alexsander5116, 1 ano atrás

Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso entre países da União Européia (UE) e associados.
Querem os mantê-lo vivo, m as para isso é preciso reformá-lo.
Nao querem os colocá-lo em causa, m as em situações excepcionais acreditam os que é preciso fazer altera­ções, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto.
(Silvio Berluscom.. Acesso em: julho/2011. Adaptado).

Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido à UE, solicitando a revisão do

a) Tratado de Maastricht, o qual concede anistia aos imigrantes ilegais radicados em países europeus há mais de 5 anos.
b) Acordo de Schengen, segundo o qual Itália e França devem formular políticas sociais de natureza bilateral.
c) Tratado de Maastricht, que implementou a União Econômica Monetária e a moeda única em todos os países da UE.
d) Tratado de Roma, que criou a Comunidade Econômica Européia (CEE) e suprimiu os controles alfandegários nas fronteiras internas.
e) Acordo de Schengen, pelo qual se assegura a livre circulação de pessoas pelos países signatários desse acordo.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliocsfs
78
Resposta E: O Acordo foi firmado entre 30 países europeus, visando unificar a política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países concordantes. Tornou-se condição para adesão à União Européia a aceitação do Acordo de Schengen.

Originado de um acordo entre 5 países, em 1985, na localidade de Schengen, em Luxemburgo (fronteiriço com França e Alemanha), que tratava da livre circulação de pessoas e relaxamento de controle de fronteiras entre os países da Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), além de Alemanha e França.
Respondido por guilhermexxps
3

Olá!

A União Europeia recebeu sua denominação oficial em 1992 com a assinatura do Tratado de Maastricht que, entre outras determinações, estabelecia a existência de uma cidadania europeia e a unificação monetária. Em outubro de 1997, foi institucionalizado, em escala europeia, o Tratado de Schengen, criado em 1985, e que permite a livre circulação de cidadãos comunitários pelos países signatários. Todavia, em 2011, após desentendimentos entre os governos italiano e francês devido à imigração de africanos para a Itália, os governos europeus pensaram em retomar o controle temporário das fronteiras internas em situações “excepcionais”.  

Letra E

Perguntas interessantes