Logo ao chegar, durante sua breve estada na Bahia, D. João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas (28 de janeiro de 1808). Mesmo sabendo-se que naquele momento a expressão "nações amigas" era equivalente à Inglaterra, o ato punha fim a trezentos anos de sistema colonial.(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008. p.122) *
a) Criou o Estado brasileiro e garantiu a unidade do país.
b) Reforçou a relação de dependência com a metrópole.
c) Celerou o processo de Independência do Brasil.
d) Impediu a consolidação da autonomia provincial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
explicação:
D. João fez com que o processo de independência do Brasil ocorrece mais rápido e hoje comemoramos ele no dia 7 de Setembro.
É correta a alternativa C, já que a Abertura dos Portos na prática significou o fim (ou, ao menos, um enfraquecimento considerável) do Exclusivo Mercantil, que era a ideia de que os brasileiros só poderiam legalmente comercializar com os comerciantes portugueses.
Com o fim desta prática, os colonos brasileiros conseguiram pagar preços mais baixos naquilo que importavam (já que agora podiam comprar de um mercado mais amplo, e não mais apenas dos portugueses) e conseguiam receber um preço mais alto por aquilo que exportavam. Isto nos fortaleceu economicamente ao mesmo tempo que enfraqueceu economicamente Portugal, que perdeu o acesso exclusivo àquele que era, então, o seu principal mercado.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/31117129