"Locke interessou-se especialmente pelos problemas pedagógicos, escrevendo os Pensamentos sobre a Educação, Aí afirma a nossa passividade, pois nascemos todos ignorantes e recebemos tudo da experiência; mas, ao mesmo tempo, afirma a nossa parte ativa, enquanto o intelecto constrói a experiência, elaborando as ideias simples. Afirma-se que todos nascemos iguais, dotados de razão; mas, ao mesmo tempo, todos temos temperamentos diferentes, que devem ser desenvolvidos de conformidade com o temperamento de cada um. [. ] A formação educacional consiste, portanto, fundamentalmente, no desenvolvimento do intelecto mediante a moral, precisamente pelo fato de que se trata de formar seres conscientes, livres, senhores de si mesmos. Por conseguinte, a educação deve ser formativa, desenvolvendo o intelecto, e não informativa, erudita, mnemônica. " (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 325). O trecho acima, de Padovani e Castagnola (1996) descreve um pouco do ideal formativo de John Locke. De acordo com essa ideias, assinale a alternativa que indica sua concepção de sujeito. Escolha uma: a. De acordo com a concepção de Locke, a educação visa a formação moral, mas pode ser mnemônica ou até mesmo informativa. B. Para Locke, o sujeito nasce bom, sendo corrompido pela sociedade. C. Na concepção de Locke, é preciso que o homem se eduque para a arte do bem falar, conseguindo considerável representação política. D. Locke afirma que não há parte ativa no processo de educação. E. Para Locke, o sujeito nasce uma tábula rasa, de modo que vai adquirindo conhecimentos por meio das experiências no decorrer da vida
Soluções para a tarefa
De acordo com Locke que se interessou pelos problemas pedagógicos e em sua escrita sobre “Pensamentos sobre a educação”. Podemos dizer que a alternativa que melhor descreve as ideias apresentadas por John Locke em relação ao ideal formativo, seria:
E) Para Locke, o sujeito nasce uma tábula rasa, de modo que vai adquirindo conhecimentos por meio das experiências no decorrer da vida.
Empirismo
A teoria do empirismo nada mais é que dizer que nossa parte cognitiva, nossa aprendizagem e tudo o que envolve o desenvolvimento do nosso conhecimento está ligado diretamente com a nossa vivência, com nossas experiências de vida, a parte sensorial que temos com o mundo. Esse tipo de relação que temos seria a forma pela qual iremos aprender as coisas.
Sendo assim, quanto mais intensa e vasta forem as nossas experiências, mais rico e profundo se tornará o conhecimento que iremos obter através disso .
Saiba mais sobre Tábula rasa de Locke em: https://brainly.com.br/tarefa/13036475
#SPJ4