literatura por farvo mim ajude se ñ souber ñ responda incorretamente.
4. Você já ouviu falar no fenômeno das fake news? Explique quais perigos essa ação pode causar à sociedade. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Fake news não é algo recente, já que nada mais são do que notícias falsas e sua existência se confunde com a própria existência das notícias. O que é novo é a nomenclatura dada a essas notícias, a partir do momento em que tomaram uma dimensão gigantesca, um fenômeno: o fenômeno das fake news.
A propagação em uma escala jamais vista de notícias falsas ocorreu com a pulverização da produção de notícias, que antes era adstrita às empresas produtoras de notícias, fossem essas privadas ou estatais. Essa pulverização ocorreu como consequência do acesso à tecnologia a uma parte considerável da população mundial. O acesso à internet, a propagação de mídias sociais, fez com que a geração de informações fosse multiplicada exponencialmente e fora dos meios que outrora eram os detentores dessa geração: TVs, jornais, revistas, rádios.
Com essa propagação e pulverização, o controle sobre a qualidade e veracidade da notícia caiu na mesma proporção, ainda que existam vantagens como a dificuldade de se manipular a massa pelo domínio da informação na mão de poucos, temos - como contrapartida - a facilidade de se manipular pela mentira com a sua produção em larga escala. Muitas vezes, até que uma informação possa ser verificada o mal já está feito, assim como as próprias agências de verificação podem manipular e transformar notícias verdadeiras em falsas. O fenômeno da informação e contrainformação é antigo, o que assusta é a sua larga escala, é a possibilidade de que qualquer cidadão, munido de um celular, possa desinformar e levar as pessoas ao erro, ao medo, à confusão.
Na verdade, cada cidadão é responsável pela mitigação dos efeitos das fake news, é preciso se verificar as notícias recebidas, a começar pelas fontes, a não dar tanto crédito ao que é dito pelos "especialistas" de mídias sociais - as outroras inocentes conversas de bar - e a buscar outras visões sobre o mesmo assunto, para que de informações desencontradas, seja feito um filtro, uma análise e se chegue ao conhecimento de qualidade.