Literatura de viajantes é a denominação que designa aquelas produções e escritos que são da autoria de artistas, cientistas, naturalistas, cronistas e intelectuais que em um dado momento de suas trajetórias deixaram seus países e se lançaram à outras nações com vistas a conhecer novas populações e suas formas de organização social nos mais distintos âmbitos. Acerca desse gênero literário, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Esse gênero literário é interessante às aulas de História uma vez que podem apresentar muitas questões históricas relacionadas aos nativos do Brasil e ao processo colonizador de nosso país e de outras regiões desbravadas no decorrer da era moderna. Deste modo, trabalhos em sala de aula, voltados ao conhecimento das representações, práticas, saberes e costumes das populações indígenas do litoral brasileiro no século XVI seria totalmente viável de ser analisado e problematizado através da literatura em questão.
PORQUE
II. Problematizar com os alunos sobre o quanto a narrativa dos viajantes contribuiu para criar, por parte das populações europeias, estereótipos sobre os nativos de nosso país é fundamental para que eles compreendam e percebam que, presenciar e narrar fatos a partir de nossos valores culturais, não é garantia da realidade.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
Perguntas interessantes