Lisandra formou-se há poucos meses e passou em um concurso público na esfera estadual. Sua prática educativa iniciou-se com três turmas no turno da noite. A professora planejou suas aulas e, quando adentrou à sala do último período noturno, pediu que todos se apresentassem. Deparou-se então com Ester, adolescente de 16 anos, cuja linguagem chamou a atenção da professora.
Ao final de sua apresentação, Ester frisou: "Estou cumprindo medidas socioeducativas por tráfico, mas posso estudar e trabalhar durante o dia, só preciso dormir na instituição à noite, não precisa ficar com medo." Lisandra concluiu as apresentações e explicou como seriam suas aulas.
Ao final, já em casa, pensou:
a) Será que a faculdade me preparou para lidar com essa situação? Qual a contribuição da filosofia da educação?
b) Será que vou conseguir aplicar os conhecimentos teóricos na prática?
Soluções para a tarefa
Olá,
A) Ao tratarmos da filosofia, podemos responder que a faculdade me preparou para lidar com essa situação de forma paradoxal: não, porque a faculdade não proporcionou a experiência prática do choque de uma realidade muito mais drástica do que se imagina.
E sim, porque a filosofia, em sua essência, permite a construção de ferramentas que sejam capazes de fazer tanto Lisandra a professora de filosofia questionar-se sobre como pode chamar a atenção desses alunos, quanto de como ela pode ser usada para que esses indivíduos busquem uma vida melhor, e isso pode ser despertado com simples perguntas.
B) Sim, Lisandra pode aplicar os conhecimentos teóricos na prática desde que realize uma adaptação dos conhecimentos teóricos com a sua realidade, buscando abordagens que despertem a atenção dos alunos, tal como perguntas elementares "se pudesse rever a sua vida, o que faria de diferente hoje?", "o que, na sua opinião, pode fazer a desigualdade diminuir?", etc. Questões que sejam aplicáveis na vida dos alunos podem mudar suas concepções.
Abraços!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
a) Espera-se que o aluno reflita sobre o currículo da formação inicial da faculdade e as situações adversas, como violência e diversidade social. A contribuição da filosofia é ter ação, saber sua ideologia de vida e de sociedade.
b) Espera-se que o aluno identifique a formação e alternância entre a teoria e a prática educativa.
Explicação: