linha do tempo sobre o processo da revolução francesa
Soluções para a tarefa
Cronologia da Revolução Francesa (1789 a 1799)
- 14 de julho de 1789: Queda da Bastilha. Os franceses tomam a prisão política que simbolizava o absolutismo do rei Luís XVI.
- Agosto de 1789: a Assembleia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Esta trazia em seu texto a garantia de igualdade de todos perante a lei, além das liberdades individuais.
- 1791: finalização da Constituição, que criou a divisão dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), além de estabelecer a igualdade civil. A monarquia foi mantida como forma de governo.
- 1792: com apoio de nobres franceses refugiados, forças militares prussianas e austríacas invadem a França.
- 1792 a 1795: período da Convenção, nova Assembleia controlada pelos jacobinos.
- 20 de setembro de 1792: jacobinos proclamam a República.
- 1793: Luís XVI é preso durante a guerra e condenado, pela Convenção Nacional, à morte na guilhotina.
- 1793 a 1794: fase da revolução conhecida como Período do Terror. Os jacobinos liderados por Robespierre começaram a perseguir, prender e até matar pessoas ligadas ao regime monárquico anterior, opositores políticos e até mesmo jacobinos que não aceitavam a violência do governo.
- 1794 a 1799: Governo do Diretório. Após os jacobinos serem tirados do poder, os girondinos conduziram a burguesia ao comando do governo francês. Na fase do Diretório, uma nova Constituição entrou em vigor, representando os ideais e anseios da burguesia.
- 1799: com o apoio da burguesia, Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado na França (Golpe do 18 Brumário) e implantou um novo governo: o Consulado. Neste novo sistema de governo, a França passou a ser governada por três cônsules, sendo Napoleão o mais poderoso.