Linguagem: Conceitos de Platão e Wittgenstein
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Platão não desenvolveu um conceito propriamente dito sobre linguagem, buscou entretanto, a significação das ideias que são traduzidas por palavras.
A partir dos discursos sofísticos, que utilizam do discurso falso, ou seja, a ideia do não-ser, e isso só é possível, porque há um vínculo com o ser, questiona então, que na linguagem algumas combinações de nomes são permitidas, enquanto outras não o são.
Por analogia, ao se combinarem ideias diferentes existem três possibilidades: ou elas podem se associar entre si livremente, ou não podem se associar de nenhuma maneira, ou algumas delas podem se associar com algumas.
Assim, graças ao fato de os gêneros se prestarem a algumas associações e a outras não, é possível demonstrar também que “há um Ser do Não-Ser”, isto é, o Mesmo e o Outro que participam, ambos do Ser, mas não se confundem com o Ser.
Com isso, garante existência das imagens e de graus intermediários, cópias do original, algo intermediário entre o Ser e Não Ser, pois ela tem existência própria, mas, por outro lado, ela não é o original.
Para Platão, a linguagem funciona como o intermediário entre o significado do ser e da existência, entre o reino das Ideias e o mundo sensível.
Wittgenstein questiona a linguagem discutindo sobre os limites do pensar, isto é, como pensar o que não pode ser pensado ou como delimitar algo que não é.
Conclui que, mundo e linguagem se correspondem e mediante a linguagem, podemos figurar o mundo, isto é, a essência do mundo é apreendida através do processo do esclarecimento dos pensamentos, o que é feito por meio da análise da linguagem.
Assim, a teoria da linguagem constitui uma teoria da realidade, por partirem de um mesmo ponto, que é a forma. A realidade se dá através da figuração e, para pensar a relação entre nossas apreensões, é necessário que haja uma estrutura em comum entre os elementos simples e as ideias que fazemos deles.
A esse movimento, Wittgenstein chama de teoria pictórica. O mundo se adapta à linguagem, nomeando os objetos, sendo que estes ganham significados através de uma estrutura mais complexa, as proposições, que representam a totalidade da linguagem, ou seja, a totalidade do mundo possível.
Bons estudos!