Informática, perguntado por marcusvinicius22, 1 ano atrás

Linguagem C - Fórmula para quatro pontos no plano cartesiano exibir coeficientes angular e linear.

Galera, estou com uma dúvida em um exercício: preciso de alguma fórmula que eu possa aplicar em um exercício de uma linguagem de programação c.
 
Mas para para isso uma fórmula matemática é necessária: que dados quatro pontos no plano cartesiano, calcular e exibir os valores dos coeficientes angular e linear. 


DennisRitchie: São quatro pontos ou quatro coordenadas de dois pontos ?
DennisRitchie: Acho que você quis dizer dois pontos. Cada ponto tem duas coordenadas.
DennisRitchie: Ex.: Pontos: A(x, y) e B(x, y)
DennisRitchie: Sendo assim, como eu disse, dois pontos e quatro coordenadas. Dá pra achar os coeficientes linear e angular.
marcusvinicius22: Obrigado Joinersa, quebrei a cabeça, e justamente o problema era esse, que estava difícil encontrar fórmula, pois no problema diz "quatro pontos", aí o que fiz foi utilizando o conceito da equação geral da reta, depois aplicando os coeficientes angular e linear.

Eu precisava dispor ao usuário informar: x1,y2,x2,y2,x3,y3,x4,y4.
marcusvinicius22: Com seu conceito consegui resolver o problema! Claro, precisei incluir outros requisitos, mas com essa fórmula ajudou muito.
DennisRitchie: Ahh tá.. 4 pontos mesmo... Mas então são duas retas? ou não?
marcusvinicius22: No enunciado diz apenas uma reta... Perguntei pra prof. e ela disse que deveria ser em uma reta somente...

Soluções para a tarefa

Respondido por DennisRitchie
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Considerando dois pontos quaisquer, exemplo: A(x1, y1) e B(x2, y2).
O coeficiente angular(a) é calculado com a seguinte fórmula:

\boxed{a= \frac{y_2-y_1}{x_2-x_1} }

Considerando uma equação do 1º grau na forma:  y=ax+b
Podemos usar as coordenadas de qualquer ponto para achar o coeficiente linear, vou escolher as coordenadas do ponto A, x1 e y1.
Substituindo as coordenadas de um dos pontos(no caso vou usar o ponto A) e o coeficiente angular na equação do 1º grau, acharemos o coeficiente linear(b).
Fica assim:

y=ax+b\\\\y_1=a.x_1+b\\\\\boxed{b=a.x_1-y_1}

Pronto!! Achamos a fórmula dos coeficiente angular(a) e linear(b).

Transformando para linguagem C....
Veja o código em anexo:
Anexos:
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