ENEM, perguntado por nevesjoan3593, 7 meses atrás

Ling, filha adotiva de Selma, tem sangue tipo A negativo. Imagine que depois de adulta Ling se case com seu primo Bart e que o casal já tenha um filho canhoto com sangue O positivo. Sabendo que Homer tem sangue B positivo (homozigoto para as duas características) e Marge sangue O negativo, qual a probabilidade de Ling e Bart terem uma segunda criança com as seguintes características: sexo feminino, destra, sangue AB e apresentar eritroblastose fetal ao nascer?

Soluções para a tarefa

Respondido por isamattbel96
55

Resposta:

1. c) 1/ 32

2. b) Tem fundamento pois filhos desses casais têm maior probabilidade de ocorrerem homozigoses recessivas.

Explicação:

1 - De acordo com o heredograma pode-se afirmar que o fenótipo destro é dominante (já que Homer e Marge são destros e possuem uma filha, Maggie, canhota). Bart é destro e tem genótipo heterozigoto (Aa) para essa característica, pois já tem um filho canhoto (homozigoto recessivo). Ling é canhota, portanto é “aa). O enunciado permite afirmar que Bart é heterozigoto IBi para o sistema ABO (Homer é IBIB e Marge ii) e Ling heterozigota IAi (pois o casal tem um filho tipo O, portanto “ii”). Quanto ao fator Rh, Ling tem sangue negativo (rr) e Bart positivo, sendo heterozigoto pois sua mãe é Rh negativo. A partir desses dados e dos cruzamentos por eles permitidos, temos as seguintes probabilidades: sexo feminino = ½; destra = ½; sangue AB = ¼; Rh positivo (pois apresenta eritrobastose fetal ao nascer) = ½. Multiplicando as probabilidades obtidas separadamente temos o resultado de 1 chance em 32 possíveis (1/32).

2 - A alternativa A está errada pois não há heterozigose recessiva. As alternativas C e D estão erradas porque há fundamento na afirmação do enunciado do exercício. Assim, casamentos consanguíneos aumentam a probabilidade de alelos recessivos deletérios, ou seja, alelos mutantes que resultam em doenças genéticas, se encontrarem. Por conta disso, esses filhos originados desse tipo de união têm maiores probabilidades de apresentarem doenças genéticas se comparados com casamentos não consanguíneos. Nesse sentido, conclui-se que a alternativa B está correta.

Classroom

2º TRI | Biologia | 3ª Série | Aula N4 {SEED}

26/05/2021


kathleenkarinmorgan3: certinho
kathleenkarinmorgan3: obrigada
leonilsofw: correto
Bbjkl18: oi isa quanto tempo
Bbjkl18: Obrigado :)
Respondido por Luizinho2507
4

Resposta:

1. c) 1/ 32

2. b) Tem fundamento pois filhos desses casais têm maior probabilidade de ocorrerem homozigoses recessivas.

Explicação:

2º TRI | Biologia | 3ª Série | Aula N4 | 26/05/2021

Perguntas interessantes