Levando em considerecao os aspectos econômicos produza um resumo destacando a visão socioeconômica do impacto da pandemia na economia nacional?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O coronavírus tem provocado abalos nos mercados globais e paralisado atividades econômicas no mundo todo, com impactos nas cadeias globais de suprimentos e no comércio global.
Para vários economistas e observadores, a economia global entrou em recessão e deverá sofrer anos até se recuperar das perdas e impactos da pandemia.
Veja a seguir os principais impactos do coronavírus nas economias global e brasileira:
Organização Mundial do Comércio prevê queda de até 32% no comércio global este ano
Organização Mundial do Comércio prevê queda de até 32% no comércio global este ano
Economia paralisada
Para tentar conter a pandemia do novo coronavírus, boa parte da população mundial foi submetida a medidas de isolamento, incluindo países de todos os continentes.
Na China, embora parte das atividades estejam sendo retomadas, o coronavírus fechou fábricas e deixou regiões inteiras do país isoladas. O PIB chinês caiu 6,8% no 1º trimestre, na primeira contração desde 1992, quando dados trimestrais oficiais do PIB começaram a ser publicados no país.
No Brasil, medidas de restrições de circulação de pessoas começaram com a suspensão de aulas e, gradativamente foram sendo ampliadas, com a determinação também de fechamento do comércio e serviços, e com fábricas sendo obrigadas a interromper a produção ou a dar férias coletivas.
Ruas desertas também em Barcelona, na Espanha — Foto: Emilio Morenatti/AP Photo
Ruas desertas também em Barcelona, na Espanha — Foto: Emilio Morenatti/AP Photo
Há simultaneamente um choque de oferta, por meio da quebra de cadeias globais de produção, e de demanda, com todos os consumidores parando de consumir ao redor do mundo, quer seja por queda da renda ou por medo de recessão.
Viagens, negócio e eventos também foram cancelados no mundo todo, incluindo a Olimpíada de Tóquio, que seria realizada entre 24 de julho e 9 de agosto próximos, foi adiada para 2021.