Filosofia, perguntado por bertoliniikaua809, 10 meses atrás

levando em consideração a teoria da iluminação de Agostinho responda o que são as ideias eternas Qual o seu papel ou função em um nosso conhecimento de mundo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brunabfernandez2005
8

Agostinho teve, muita importância para a consolidação da Igreja. Isto porque em um momento de crise sobre posições divergentes, o seu pensamento evidenciava a necessidade de conciliar razão e fé, utilizando a filosofia como um instrumento que esclarecia ou explicava a relação do homem com Deus, ainda que nesta devesse prevalecer a fé. Também porque isso auxiliava os interesses da Igreja com relação à conversão dos pagãos ao invés de lutar contra eles, ampliando o número de propagadores da fé. E, assim com uma relativa estabilidade, a Igreja poderia expandir-se ainda mais, buscando o seu ideal de universalidade e comunidade em cristo.

Respondido por therion12
0

Aurélio Agostinho, mais conhecido como Santo Agostinho é ainda hoje considerado por muitos como o maior filósofo do cristianismo.

O homem divino

Segundo esse pensador cristão ideias eternas são formas ou modelos primitivos, primordiais através dos quais todas as coisas existentes foram criadas por Deus. Em outras palavras essas formas são o modelo para a criação de todas as coisas.

Como modelos para tudo o que existe, essas formas, consequentemente, são os modelos usados para desenvolver todo o conhecimento humano.

Esse pensamento tem como base elementos da doutrina da reminiscência de Platão, onde todas as ideias já estão contidas em nossa alma e seria papel do filosofo desperta-las e pratica-las.

As principais ideias eternas de Santo Agostinho são:

  • O livre arbítrio
  • A questão da existência do mal
  • A primeira certeza
  • A fé e razão
  • A possibilidade de iluminação através do divino

Para informações sobre a vida de Santo Agostinho, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/22180386

#SPJ2

Perguntas interessantes