Direito, perguntado por neil52santos, 11 meses atrás

Letícia Olguín, educadora na área de direitos humanos na América Latina, apresenta uma importante contribuição sobre as metodologias a serem utilizadas na educação em direitos humanos.

A sentença que está relacionada à metodologia totalizadora é:


a. Metodologia que parte da hipótese de que o pensamento é um processo contínuo que, em sua dinâmica, passa por uma série de fases ou etapas de maneira regular, sistemática.
b. Metodologia que apresenta os Direitos Humanos a partir da realidade dos alunos, respeitando sua vivência cotidiana.
c. Metodologia que não compreende o ensino-aprendizagem dos direitos humanos como tema pertinente a uma disciplina ou a um grupo de matérias, mas à totalidade do processo educacional.
d. Metodologia que privilegia o pensamento, compreendendo-o como um processo contínuo que composto por uma série de fases ou etapas de maneira regular e sistemática.
e. Metodologia que propõe a discussão ampla de temas sob os diferentes pontos de vista, favorecendo a construção de alternativas distintas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
55

olá!

no caso em questão podemos afirmar que a resposta correta é a letra b, qual seja: b. Metodologia que apresenta os Direitos Humanos a partir da realidade dos alunos, respeitando sua vivência cotidiana.

isso porque o ramo dos direito humanos bem como o ramo da educação de direito humanos ainda é muito recente no Brasil e no mundo o que de certa forma carece de metodologias.

nesse sentido, é de suma importância que haja uma participação mais democrática no ensino que se dá através do estudo do direitos humanos atrelado a vivencia de cada um.

espero ter ajudado!

Respondido por rildowatanabeii
26

Resposta:

a. Metodologia que parte da hipótese de que o pensamento é um processo contínuo que, em sua dinâmica, passa por uma série de fases ou etapas de maneira regular, sistemática.

Explicação:

Para fazer Educação em Direitos Humanos, é preciso adotar práticas pedagógicas capazes de formar sujeitos plenamente capazes de exercer seus direitos e obrigações, empoderar grupos socialmente vulneráveis e excluídos e resgatar a memória histórica da defesa pelos Direitos Humanos em nossa sociedade.

Sendo assim, é necessário que o educador utilize metodologias que incentivem a participação, possibilitem a contradição, abram janelas para o mundo, desenvolvam o pensamento, considerem a realidade e façam parte da totalidade do processo educativo.

Perguntas interessantes