Letícia é uma jovem de 26 anos que estava sentindo dores atrás dos olhos, febre alta súbita, cansaço, dor de cabeça e tontura. Ela procurou o Sistema Único de Saúde e o atendimento médico ocorreu no Pronto Atendimento de um hospital público, onde ela foi diagnosticada com o quadro de dengue. A transmissão se dá por meio de um vírus, que se espalha pela picada do mosquito infectado Aedes aegypti.
Existem quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Ao contrair um deles, o indivíduo desenvolve imunidade para o sorotipo, mas isso não o impede de contrair novamente a doença nos demais sorotipos. Para a dengue, não há tratamento específico contra o vírus, sendo todo o tratamento apenas sintomático.
Em relação ao microrganismo causador da dengue, assinale a alternativa correta:
a.
A dengue é transmitida por vírus e esses seres somente se reproduzem dentro das células, por isso podemos chamar os vírus de parasitas intracelulares obrigatórios.
b.
A dengue é transmitida por vírus e esses seres somente se reproduzem dentro das células, por isso a dengue não é uma doença transmitida entre pessoas, apenas por meio do mosquito.
c.
A dengue é transmitida por vírus ou bactérias e esses seres possuem autonomia de reprodução, por isso é necessária a ingestão de medicamentos chamados de antibióticos.
d.
A dengue é transmitida por vírus e esses seres não possuem atividade metabólica dentro do mosquito, por isso precisam infectar os seres humanos, onde eles possuem autonomia para se reproduzir, utilizando apenas as trocas gasosas de oxigênio e gás carbônico.
e.
A dengue é transmitida por vírus e o corpo humano não produz anticorpos contra essa doença, por isso não há tratamento específico nem possibilidade de criação de vacinas contra esses vírus.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Opção A
Explicação:
Fonte: Tratados médicos de infectologia
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás