História, perguntado por joaopmrtins9346, 1 ano atrás

les vêm aos milhares. Nas primeiras horas da manhã é possível vê-los caminhando em caravanas, deixando as estações metroviárias ou descendo dos coletivos [...] O destino é um só: os escritórios das grandes corporações, onipresentes em nossa paisagem econômica. Até o século XIX, trabalhar era cuidar das coisas da terra. A revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, tirou homens, mulheres e crianças do campo e os trouxe para os galpões insalubres das fábricas. O século XX testemunhou outra grande migração laboral, dessa vez das fábricas para os escritórios. Passamos dez, 12 horas por dia em escritórios. Eles se tornaram nossas cavernas do dia[...] Além de abrigar e obrigar o trabalho, os escritórios são também sinalizadores de status: a localização, os móveis e a decoração dos postos de trabalho revelam quem é centro e quem é periferia na organização." ( Thomaz Woode Jr. Panóptico corporativo. Disponível em: https://jeffersonws.blogspot.com/2014/07/panoptico-corporativo.html. Acesso 05 de fev. 2020. De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta a finalidade do Panóptico para a sociedade disciplinar, segundo Michel Foucault. Alternativas: a) O Panóptico resume-se a uma construção arquitetônica das penitenciarias do século XX visando o bem-estar e a recuperação dos presos marginalizados. b) As empresas buscam o panóptico ideal como mecanismo de vigilância e controle dos indivíduos, controlando corpos e mentes dos trabalhadores. Alternativa assinalada c) Com a Revolução Industrial do século XIX, vigiar e punir os trabalhadores deixou de ser realidade, o avanço da fábrica, abriu diálogo no trabalho. d) A ideia de panóptico se deve a Jeremy Bentham, filósofo da Revolução Industrial, frente aos aspectos de mobilidade do trabalhador de uma classe social para outra. e) O século XX testemunhou a revolução da fábrica para os serviços, isto é, foi o fim do proletariado fabril e o início do trabalhador empreendedor.

Soluções para a tarefa

Respondido por msbrasoesp7co44
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Resposta:Opção C. I - 3; II - 2; III – 1

Explicação:  I. Reação contrária ao movimento anterior; expressou-se primeiramente na literatura e filosofia para depois expressar-se nas artes plásticas; os artistas buscavam se libertar das convenções acadêmicas e valorizavam os sentimentos e a imaginação do indivíduo acima da razão; as obras desse período representam o drama humano, amores trágicos, locais utópicos e o desejo de fugir ou escapar de coisas ou situações.   ROMANTISMO

II. Baseado na observação da realidade, na razão e na ciência, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. Na pintura, segue os princípios da ciência, em que o artista deve representar a realidade com objetividade, não melhorando o trabalho artisticamente. A beleza esta na realidade tal como ela é, revelando aspectos característicos e expressivos e não imaginativos.  

REALISMO

 III. Adotou os princípios e valores da arte da Antiguidade greco-romana. Para os artistas deste período, uma obra era aquela que imitava as obras clássicas ou do renascimento italiano. Europa, este período corresponde às últimas décadas do século XVIII e início do século XIX.   NEOCLASSISMO

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