Pedagogia, perguntado por soldesarkozy, 1 ano atrás

“Ler é melhor que estudar. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras: intelectuais, professores do ensino fundamental, médio e universitário, jornalistas, comunicadores da mídia. No entanto, a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a impedi-la. Ler continua sendo coisa das elites, no início de um novo milênio. Isso, se dá, em boa parte, porque as práticas didáticas de leitura no letramento escolar não desenvolvem senão uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente: aquelas que interessam à leitura para o estudo na escola, entendido como um processo de repetir, de revozear falas e textos de autor(idade) – escolar, científica – que devem ser entendidos e memorizados para que o currículo se cumpra. Isto é feito, em geral, em todas as disciplinas, por meio de práticas de leitura lineares e literais, principalmente de localização de informação em textos e de sua repetição ou cópia em respostas de questionários, orais ou escritos." ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2018. A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por 22k2904
11

Apenas as afirmativas I e II estão corretas

Respondido por monisleles
12

I. O letramento - e a leitura - na escola ainda é visto como algo restrito ao estudo das disciplinas. Por isso, o índice de leitura no Brasil ainda é baixo.

II. O professor deve mostrar aos seus alunos que a leitura vai além da escola, assim como o letramento. Desse forma, formará leitores críticos e produtores de textos proficientes e eficazes.

corretas I e II

Perguntas interessantes