Lenda dos campos
Cruz e Sousa
Por uma doirada tarde azul, os camponeses de uma vila risonha, numa unção bíblica, conduziam ao tranquilo cemitério florido o loiro cadáver branco de uma virgem noiva, morta de amor, tão bela e tão nova, umedecida no féretro, como se tivesse acabado de nascer da rosada luz da manhã.
E, então, desde o dia de sua morte, uma lenda espalhou-se em todas aquelas cabeças ingênuas, rudes e humildes.
Ela era a deusa fantástica, a visão encantada dos antigos palácios medievais de vidraçaria gótica, onde as rainhas mortas apareciam brancas ao luar, à flor dos lagos e rios, suspirando toda a tragédia histérica dos convulsivos amores passados, que os ventos de hoje como que ainda melancolicamente repetem…
E, por altas horas, em certos dias, ao luar, a imaginação apreensiva dos homens e mulheres do campo via uma virgem loira surgir do solo em exalações fosforescentes, o coração traspassado de flechas inflamadas, arrastando soturnamente pela areia luminosa uma vasta túnica branca, os cabelos de sol soltos para trás, candidamente pálida, cantando a canção sonâmbula do túmulo e desfolhando grandes grinaldas de flores de laranjeiras, cujas frescas e níveas pétalas cheirosas redemoinhavam, agitadas por um vento frio — pelo vento gelado e soluçante da Morte.
Questão 26) O trecho, extraído da obra Missal, revela características de repúdio a toda representação do seu contexto sócio-histórico. Esse contexto histórico é identificado pela
A)caracterização da morte a partir de uma concepção empírica e subconsciente da vida.
B)concepção mística da vida percebida pelo enfoque subconsciente e espiritualista.
C) ênfase nas ideias materialistas, valorizando o pessimismo e o rigor científico em todas as ações.
D)exaltação do individualismo, que se estenderá como característica humana até o século XXI.
E)valorização da ciência como responsável por explicar racionalmente os fenômenos da vida.
Soluções para a tarefa
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A) caracterização da morte a partir de uma concepção empírica e subconsciente da vida.
A mistificação da mulher é demonstrada pelo autor como um ponto que pode caracterizar uma grande crítica. O poema “Lenda dos Campos” consiste em um componente da obra Missal de autoria de Cruz e Souza e está presente em todas as colocações do autor, que apresenta como característica sua literatura simbolista.
A obra do autor apresenta um teor simbólico que tem por característica a presença de uma enorme multiplicidade de imagens e de sonoridades.
Bons estudos!
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