Lenda de 20 linhas sobre o eclipse lunar
Soluções para a tarefa
Resposta:
Milhões de pessoas tiveram a oportunidade de ver um eclipse lunar – evento popularmente conhecido na mídia como “lua de sangue” – nesta sexta-feira, 27 de julho. Visível para a maior parte do mundo – somente a América do Norte e Groenlândia deverão perdê-lo – ele deve ser o mais longo deste século, de modo que houve muito tempo para dar uma olhada.
Durante o eclipse, a Lua cheia se move em direção à sombra da Terra lançada pelo Sol e fica momentaneamente escurecida. Alguma luz do sol ainda alcança a lua, refletida pela atmosfera da Terra, iluminando-a com um brilho que vai do cinza ao vermelho-escuro, dependendo das condições atmosféricas.
Como professor de astronomia, o termo “lua de sangue” é um problema para mim, já que sugere algo diferente de um eclipse lunar e evoca a imagem de uma lua cintilando em vermelho-púrpuro, o que não é de modo algum verdadeiro. Mas, como astrônomo cultural que sou, vejo que expressa algumas formas interessantes pelas quais a sociedade moderna cria suas histórias sobre o céu.
Explicação:
Espero ter ajudado!