Filosofia, perguntado por rebecafreitas12, 7 meses atrás

Lembremos a figura de Sócrates, que viveu em Atenas no século V a.C. Procurado pelos jovens, passava horas discutindo em praça pública. Interpelava os transeuntes, dizendo-se ignorante, e fazia perguntas aos que julgavam entender determinado assunto. Ao final, o interlocutor concluía não haver saída senão reconhecer a própria ignorância. Dessa maneira, Sócrates conseguiu discípulos, mas também rancorosos inimigos. A primeira parte de seu método, conhecida como ____________, consiste em destruir a ilusão do conhecimento de seu interlocutor, que passa pelo constrangimento de reconhecer sua própria ignorância naquilo que acreditava saber. A segunda parte do método socrático é conhecida como _____________, centrada na investigação sobre o conceito através da dialética, parte essa que pretende fazer o homem, quando pronto, “dar à luz” a novas ideias. Escolha a alternativa que completa corretamente as lacunas, respectivamente:
1 ponto

Ironia Socrática; opinião.
Retórica; purificação
Maiêutica; retórica.
Ironia; maiêutica
Maiêutica; Sofisma​

Soluções para a tarefa

Respondido por laru3435vsbshana
3

Resposta:

Ironia; maiêutica

Explicação:

Sócrates era interessantíssimo, não acha?

Se eu tivesse vivido na época teria passado uma grande vergonha.

Ele chamava as pessoas para fazer perguntas como se não soubesse de nada, mas à medida que elas respondiam, ele começava a questionar o porquê de suas teorias, eles, no fim, viam que nada sabiam. Isso é ironia, a ironia socrática.

Quando uma mulher dava à luz, naquela época, uma parteira estava ajudando no processo, pense em Sócrates como um "parteiro", ele nao faz surgir de você algo que não existia, já existia conhecimento ali, mas você não conseguia acessá -lo ou pô-lo para fora, então ele faz um parto da busca por conhecimento e do saber.

Perguntas interessantes