Português, perguntado por LeocXD, 1 ano atrás

Leitura:
O texto que segue, a parte IV de "O navio negreiro", é a descrição do que se via no interior de um navio negreiro. Perceba a capacidade de Castro Alves em nos fazer ver a cena, como se estivéssemos num teatro.


Texto abaixo , logo responda as perguntas :
1.O Texto revela grande força expressiva em razão de sua plasticidade, criada a partir das fortes imagens e das sugestões de cor, som e movimento que envolvem a cena. Com relação a esses recursos, responda:

a) A que se referem as metáforas "a orquestra" e "a serpente" na 3ª e na 6ª estrofes?
b) Duas cores são postas em contraste na 1ª e na 2ª estrofes. Quais são elas e o que representam?
c) Observe a 1ª, 3ª, 4ª e 5ª estrofes e identifique nelas palavras ou expressões que surgiram movimento.
d) Observe a 1ª e a 3ª estrofes e identifique nelas palavras ou expressões que se associem a sonoridade.


2.Acentuando a plasticidade do texto, por duas vezes o poeta aproxima as ideias de som e movimento, empregando as palavras orquestra e dança, como se houvesse uma dança dos escravos ao som da orquestra. De acordo com o texto, explique que tipo de dança os escravos realizam.


3.Além de antíteses, também hipérboles foram empregadas nesse poema de Castro Alves. A hipérbole é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero na expressão. Identifique na 1ª estrofe três hipérboles e indique que efeito de sentido têm no texto.


4.O poema "O navio negreiro" tem uma finalidade política e social evidente: a erradicação da escravidão no Brasil. De que modo o poeta procura atingir o público e convencê-lo de suas ideias: com argumentos racionais ou com a exploração das emoçôes? Justifique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por AndressaVilneck
904
1-a) Se referem a corte portuguesa. b) Preto = negros e vermelho = sangue. c) Horrendos a dançar; E voam mais e mais; E chora e dança ali; Fazei-os mais dançar. d) Tinir de ferros; estalar de açoites; E ri-se a orquestra irônica, estridente. 2- Dança dos chicotes. 3- Legiões de negros como a noite; Em sangue a se banhar; Era um sonho dantesco. 4- Com o uso das emoções.

LeocXD: Muito Obrigadooo Andressa :D ;D
Respondido por jalves26
9

1. a) A metáfora da "orquestra" remete aos sons emitidos pelos negros ao serem chicoteados. É uma referência aos gritos de dor dos negros.

A metáfora da "serpente" se refere ao chicote.

b) As cores postas em contrastes são o vermelho e o preto.

O vermelho do sangue contrasta com a pele preta dos escravos.

c) As palavras e expressões que sugerem movimento são:

"Horrendos a dançar", "a serpente/Faz doudas espirais...", "dança ali", "Fazei-os mais dançar!".

d) As palavras e expressões associadas à sonoridade são:

"Tinir de ferros... estalar de açoite...", "E ri-se a orquestra, irônica, estridente...","Ouvem-se gritos... o chicote estala."

2. O tipo de dança realizada pelos escravos, na verdade, era os movimentos realizados ao serem chicoteados.

>> Quando o poeta fala da orquestra, na verdade, está se referindo ao barulho dos negros, gritando ao recebem castigos físicos. A serpente, como já vimos, era uma metáfora para o chicote usado para açoitas os escravos. Assim, a dança nada mais era que os movimentos dos negros ao receberem as chibatadas. Eles gemiam de dor e "dançavam" conforme eram chicoteados. Por meio dessas imagens, o poeta fala dessa violência de modo mais sutil e poético.

3. As três hipérboles presentes na 1ª estrofe são:

"sonho dantesco", "Em sangue a se banhar" e "Legiões de homens".

>> A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero, quando se exagera uma ideia para lhe dar mais ênfase.

É o que ocorre ao dizer "sonho dantesco", ou seja, o poeta se refere ao que vê com uma imagem tão horrível que seria comparável ao inferno descrito por Dante em seu famoso livro (A Divina Comédia). Também há exagero em "em sangue a se banhar" (era tanto sangue que chegava a cobrir todo o corpo) e em "legião de homens" (eram tantos homens assim?).

4. O poeta procura persuadir o público pela exploração das emoções.

>> O poeta descreve com detalhes a cena dos escravos sendo chicoteados, mostrando todo o sofrimento pelo qual passavam. Isso comove o leitor, o faz se apiedar dos negros e, assim, convence o leitor a aderir à ideia de defesa do fim da escravidão. É por meio das emoções que o poeta procura atingir seu objetivo. Ele procura nos emocionar, nos sensibilizar diante de tanto sofrimentos e nos convencer a concordar com sua causa. A imagem da violência é forte e nos sensibiliza.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/25743822

https://brainly.com.br/tarefa/41868975

Anexos:
Perguntas interessantes