Leiam o texto a seguir, retirado da revista Exame e com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.
Soluções para a tarefa
Somente após a primeira guerra mundial (1914-1918), segundo leskinen (2004), é que a presença da mulher cresceu consistentemente, em quanto os homens iam para as batalhas as mulheres assumis o mercado de trabalho masculino e os negócios da família. O mercado de trabalho feminino começou a acelerar em 1970 as mulheres preservavam a espécie e os homens traziam alimentos. Na Revolução Industrial as mulheres rapidamente saíram das suas casas para os centros fabris, as mulheres tinham sua independência, mais crianças e mulheres eram preferidas nesta época por receberem salários mais baixos que os homens, as operarias se conversassem eram punidas e os homens não segundo acker e van hauten (1974). Na segunda metade do século XX a liberdade e a independência das mulheres apareceram com maior reviravolta.
Em 8 de março de 1908, em uma indústria têxtil em new York, sento e cinquenta mulheres foram queimadas vivas, trancadas por seus patrões dentro de uma fábrica, por reivindicarem melhores salários e menor jornada de trabalho, o dia 8 de março foi conhecido como dia internacional da mulher em homenagem a essas mártires da justiça.
As mulheres para serem admitidas aceitavam remuneração inferior as dos homens, ainda á empregadores que consideram a renda da mulher uma ajuda a família, empregadores que argumentam que as mulheres não têm conhecimentos de ocuparem cargos de maiores prestígios, temos profissões mal pagas chamadas verdadeiros guetos femininos são elas: Professora da Educação Fundamental; administração pública; saúde; ensino; serviços comunitários; serviços pessoais; comunicação. Alguns ramos industriais como eletroeletrônico requer qualidades femininas como: paciência; docilidade; meticulosidade; delicadeza. No ramo rural as mulheres são a maioria que trabalham sem remuneração ou na produção familiar.
A participação feminina em direções é restrita e as negras ainda é menos do que as não negras, as negras que são discriminadas por gênero e por raça se enquadram entre as que: são as mais pobres; trabalham em situações mais precárias; têm menos anos de estudo; têm menos possibilidades de carreira; têm rendimentos mais baixos; têm as mais altas taxas de desemprego. Além de ter que enfrentar discriminação as mulheres devem escolher a profissão ou a maternidade. Após o trabalho, as mulheres têm, que organizar, planejar e executar as tarefas domésticas, além de cuidar tanto do cônjuge como das crianças, mesmo que contratam outras mulheres, têm, que gerenciar essas funcionárias. As mulheres que “não trabalham fora” fazem parte da chamada população economicamente não ativa mesmo suas atividades sendo essências para os outros membros exercer atividades remuneradas. O do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que as brasileiras dedicam 26 horas semanais às tarefas domésticas, inclusive, os fins de semana, enquanto os homens gastam apenas 10 horas.
Algumas empresas que contribuem para a
valorização feminina, Avon a maior parte de funcionários e consumidores são
mulheres, O Itaú grande igualdade de oportunidades, O Boticário cultiva a
diversidade, atua na área de perfumaria e cosméticos, IBM empresa americana
garante oportunidades de carreira a primeira mulher entro em 1934, todos são
iguais perante a lei, sem distinção de raça, cor, sexo ou qualquer outra forma
de discriminação. * Artigo 113, inciso 1 da Constituição Federal.
Concluímos que a luta pela
igualdade entre mulheres e homens tem sido um grande marco no mundo inteiro.
Dia 8 de março e celebrado o dia internacional da mulher graças as lutas
femininas para melhores condições de vida, a constituição de 1988 artigo 5º
trata da igualdade de direitos entre homens e mulheres, de acordo com pesquisas
as mulheres estão com nível de escolaridade mais alto que os homens. As
mulheres têm conseguido um avançado espaço no mercado de trabalho masculino,
tem conseguido igualdade de salario mesmo ainda tendo empregadores que não
correspondem as mulheres tem sim avançado fazendo parte também da economia do
país, mesmo sendo menor a ocupação de mulheres em cargos superiores elas tem
conseguido espaços, mesmo ainda tendo uma sobrecarga na vida doméstica e na
parte trabalhista, elas têm se tornado importante nos ramos ocupacionais
trabalhistas, mais contudo mesmo se tornando um avanço o papel da mulher na
sociedade ainda temos muitos desafios a serem enfrentados, mais enfrentando
esses desafios com persistência e sem desanimar com a resistência de outros
iremos conseguir uma sociedade igualitária,
Bom e mais ou menos isso ai é só você modificar, explicando com suas palavras resumidamente pois esse foi o meu trabalho e você não pode copiar da internet então leia e tire o que mais se assemelha com seu trabalho boa sorte....