Leia uma anedota do Joãozinho: Joãozinho chamou o táxi e perguntou: − Moço, quanto o senhor cobra para me levar para o aeroporto?? E o taxista respondeu: − R$ 25,00. − E as malas? − As malas eu não cobro nada. − Então leve as malas que eu vou a pé. a. Complete a anedota a partir da primeira fala do taxista utilizando o discurso indireto. Joãozinho chamou o táxi e perguntou: − Moço, quanto o senhor cobra para me levar para o aeroporto?? b. O uso do discurso indireto é mais adequado à anedota que o discurso direto? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por que deixa subentendido o teor do significado "malas".
Explicação:
Malas na gíria popular não pessoas, as quais temos que conviver, geralmente pessoas próximas, (entende-se familiares ou próximos destes), mas que eventualmente são consideradas desagradáveis, ou enfadonhas, etc.
Assim, quando Joãozinho, diz preferir ir a pé (algo incomum para malas que são objetos de valor material para uma viagem), é evidente essa conotação de extrema importância lógica para não haver um discurso indireto.
A) Completando a anedota utilizando o discurso indireto, temos o seguinte: "O taxista então disse para Joãozinho que não cobrava nada para levar as malas até o aeroporto. Joãozinho então o respondeu que ele só poderia levar as malas quanto ele iria a pé, para não gastar nada."
B) Neste tipo de texto, seria mais adequado o narrador utilizar o discurso direto entre os personagens, pois deste modo o texto irá possuir mais tons de humor e comédia.
O discurso indireto
As falas em discurso direto se diferenciam das do narrador pelo uso do travessão, além da não interpretação de mais ninguém antes ou depois da fala do personagem.
No discurso indireto, o narrador diz para os leitores como ele interpretou as falas dos personagens.
Veja mais sobre o discurso embrainly.com.br/tarefa/5463886
#SPJ2