Leia um trecho da reportagem publicada no site UOL sobre o ensino de história colonial na Espanha para, em seguida, responder às questões propostas. "Nas escolas espanholas, a história das colônias é colocada sob o contexto do engrandecimento da Espanha. Para falar de como os navegadores espanhóis levaram minérios para a Europa, de como eles trouxeram a organização de governo para as Américas. De como eles dominaram os maias, astecas e incas", diz Leia Adriana da Silva Santiago, professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano. A historiadora entrevistou nove professores do ensino secundário de nove escolas diferentes de Barcelona, na Espanha, para um artigo da revista espanhola "Enseñanza". "Um dos professores me disse que não sabia o que falar sobre as Américas -- já que este, de acordo com ele, era um tema marginal em seu país. Porque, se não for sob este contexto de engrandecimento da Espanha, não se fala sobre a colonização. [. ]" https://tab. Uol. Com. Br/noticias/redacao/2020/07/07/em-portugal-e-espanha- colonizacao-e-ensinada-como-expansao-de-territorio. Htm?cmpid=copiaecola consulta 02/02/2021. A) A reportagem aponta que o ensino da história da colonização se dá no "contexto de engrandecimento da Espanha". O que isso significa? b) Explique como o conhecimento histórico sobre a relação dos espanhóis com os indígenas e com os africanos que foram compulsoriamente deslocados para a América no contexto da colonização espanhola pode influenciar na formação escolar dos estudantes espanhóis
Soluções para a tarefa
Resposta:a) Ao afirmar que o ensino da história colonial se dá no contexto de engrandecimento da Espanha entende-se que a abordagem dá uma dimensão memorável aos feitos dos espanhóis, destacando assim uma visão positiva e enaltecedora dos europeus na América.
b) O aluno terá, ao desenvolver esse item, a oportunidade de confrontar à visão eurocêntrica da colonização e do ensino de história vigente na Espanha. Para tanto poderá inserir referências sobre o impacto que a presença europeia e as diretrizes coloniais espanholas provocaram na América em relação aos povos originários e junto aos africanos que para aqui foram trazidos sob a condição de escravizados. Para estes povos o contato com europeu, ao mesmo tempo que possibilitou elementos de trocas culturais, também representou destruição e mortes. Seja em função das guerras, das precárias condições de trabalho a que foram submetidos, pela transmissão de doenças ou pela desarticulação do modo tradicional de vida, milhares de indígenas e africanos morreram ou foram violentamente atingidos pela ação colonial espanhola. Além disso, em muitos casos, prevaleceu a imposição cultura implicando na destruição de sistemas tradicionais ou mesmo na punição e até mesmo na morte daqueles que se negassem a aceitar a cultura europeia. A abordar esses aspectos da colonização coloca em xeque o engrandecimento da Espanha, em relação à colonização.