Biologia, perguntado por luanamarques8686, 1 ano atrás

Leia um trecho da reportagem O delicado mundo dos sapos, publicada na Revista National Geographic Brasil (maio de 2001): No Panamá, a herpetóloga Karen Lips mede um sapo-dourado venenoso e ameaçado de extinção. A pesquisadora raramente encontra deformidades nas espécies de áreas protegidas. No entanto, anormalidades estranhas, como olhos no lugar errado e membros a menos ou a mais, vêm ocorrendo em número alarmante em determinadas regiões agrícolas que fazem uso intenso de pesticidas. Estudos (...) no vale do Rio São Lourenço, em Quebec, mostram taxas de deformidade entre rãs juvenis que podem chegar a até 70% nas lagoas de algumas fazendas. a. Que característica dos anfíbios os tornam ao mesmo tempo protegidos dos predadores e vulneráveis à poluição? Explique. b. Por que a pesquisadora observou deformidades nas larvas? c. A extinção dos anfíbios em uma região certamente provocará um desequilíbrio ecológico, com consequências sérias. Explique por quê

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
5
a) O que lhes permite defesa contra predadores é a sua pele, onde se produz venenos envolvidos na defesa, mas é permeável a diversas substâncias nocivas à vida, dispersas pela poluição no ambiente.

b) À vista dos ovos dos anfíbios serem gelatinosos, devem ter absorvido o pesticida, gerando larvas deformadas.

c) O desequilíbrio ecológico notável será um aumento nas populações de mosquitos, especialmente dos transmissores de doenças.
Perguntas interessantes