(ENEM-MEC) Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra “restaurante”. Desde o final da Idade Média, a palavra restaurant designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos restaurateurs, que serviam pratos requintados, descritos em pá ginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e malcuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da Corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual. A mudança do significado da palavra restaurante ilustra:
a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza.
b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza.
c ) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia.
d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média.
e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.
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Olá.
De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra B.
a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza.
A alternativa está incorreta, porque a burguesia oprimia as classes populares, e não tinha como as mesmas subirem ao mesmo nível de padrão de vida. Eles não tinham condições suficientes para isso.
b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza.
A alternativa está correta. Ela representa os ideais da burguesia, que eram se apropriar de hábitos populares e incorporá-los a nobreza.
c ) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia.
Incorreto, a burguesia não tinha o intuito de transformar seus ideais, mas se apropriar desses hábitos populares.
d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média.
A alternativa também está incorreta porque a burguesia nunca contou com práticas coletivas. Sua característica é a individualidade.
e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.
Incorreto. Pois a burguesia nunca buscou uma sociedade igualitária, o intuito era sempre estar acima de tudo e de todos. As classes populares nunca foram bem vista pelos burgueses, eram tratadas como sub-humanos.
De acordo com o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra B.
a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza.
A alternativa está incorreta, porque a burguesia oprimia as classes populares, e não tinha como as mesmas subirem ao mesmo nível de padrão de vida. Eles não tinham condições suficientes para isso.
b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza.
A alternativa está correta. Ela representa os ideais da burguesia, que eram se apropriar de hábitos populares e incorporá-los a nobreza.
c ) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia.
Incorreto, a burguesia não tinha o intuito de transformar seus ideais, mas se apropriar desses hábitos populares.
d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média.
A alternativa também está incorreta porque a burguesia nunca contou com práticas coletivas. Sua característica é a individualidade.
e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.
Incorreto. Pois a burguesia nunca buscou uma sociedade igualitária, o intuito era sempre estar acima de tudo e de todos. As classes populares nunca foram bem vista pelos burgueses, eram tratadas como sub-humanos.
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Alternativa correta: Letra A
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