Leia um trecho da “Carta da Jamaica”, escrita por Simón Bolívar em meio às lutas pela independência da América espanhola.
É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América.
a. O que Bolívar defende nesse trecho da Carta?
b. Que dificuldades ele identifica para a realização de sua proposta?
c. De acordo com esse trecho, Bolívar considerava os interesses dos grupos indígenas e afrodescendentes? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
a. O desejo de Bolívar para o continente americano era a concretização da Grande América Espanhola, o que ocorreria por meio da união entre as nações desse continente.
b. O sonho de Bolívar, entretanto, não pôde ser concretizado uma vez que esse líder não observou que as formas de governo e administração desses territórios eram distintas entre si, logo, variados interesses econômicos, sociais e administrativos divergentes foram empecilhos à concretização do sonho.
c. Bolívar não considerou os interesses de povos indígenas e afrodescendentes, já que anula a existência de culturas e sociedades únicas e diferentes das demais.
Simon Bolívar
Foi militar Venezuelano que desempenhou importante papel no processo de independência do continente sul-americano.
Saiba mais sobre Simon Bolívar em: https://brainly.com.br/tarefa/3210381
#SPJ1