No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( ) Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas. ( ) Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. ( ) São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. ( )
Soluções para a tarefa
Tendo como base a definição de paradigma no âmbito das ciências sociais, a ordem correta de identificação das alternativas é V - F - V - V.
O que são os paradigmas nas ciências sociais?
Os paradigmas das ciências sociais podem ser definidos como os quadros e modelos segundo os quais os cientistas sociais podem observar o mundo e fazer conclusões sobre certas instituições, processos e interações dentro da sociedade.
Podemos indicar a existência de apenas onze paradigmas fundacionais nas ciências sociais. Estes paradigmas fundacionais auxiliam na compreensão sobre diferentes aspectos da humanidade como um todo, porém cada um deles só pode esclarecer uma área limitada da sociedade.
Entre os onze paradigmas, os três mais utilizados nas pesquisas científicas são, respectivamente: o positivismo, o estruturalismo e o materialismo histórico dialético.
Aprenda mais sobre as ciências sociais em: https://brainly.com.br/tarefa/411880
#SPJ4
Resposta:
Explicação:
A resposta é V, F, V, V
Nesse sentido é correto afirmar: