Português, perguntado por cristinebohn, 10 meses atrás

*Leia um trecho: A Máquina.*

"Nordestina era uma cidadezinha desse tamanhinho assim da qual se dizia: eita lugarzinho sem futuro. Antônio ouviu dizer isso desde pequeno e deu por certo o fato.

Pra chegar a Nordestina tinha que se andar bem muito.

É claro que ninguém fazia isso. O que é que a pessoa ia fazer num lugar que não tinha nada pra fazer? No entanto, quem fazia o caminho inverso contava pros outros o quanto tinha andado, e então se deduzia que se o caminho de saída era um, o caminho de chegada só podia ser o mesmo."

"Os motivos da debandagem generalizada às vezes viravam bilhetes e alguns eram furiosamente rasgados. O motivo escrito quase sempre era um arremedo do verdadeiro e tinha por maior utilidade consolar o destinatário do que dar a se entender o remetente, pois como é que se explica, diga mesmo, que o motivo de ir embora era só o nada?"

"Entre Nordestina e a cidade que ficava antes dela, tinha uma placa com os dizeres “Bem-vindo a Nordestina”. Há quem diga que até o tempo de Antônio quase ninguém tomou conhecimento da existência dessa placa. O povo que morava da placa pra dentro imaginava uma risca no chão que separava Nordestina do resto do mundo.

O povo que morava da placa pra fora não imaginava nada, jamais pensou no assunto, e não tinha a menor ideia de que pra lá dali ainda tinha mais um pouco."

RESPONDA:

1) Grande parte da população da cidade de Nordestina migra para outras regiões. O que motiva a saída dos moradores?

2) Releia o seguinte trecho:

"Os motivos da debandagem generalizada ás vezes viravam..."

a) Que palavra do trecho exprime a ideia de saída?

b) Qual é o sentido dessa palavra?

c) Por que essa palavra é mais expressiva que saída?

d) Que elemento do dia a dia contribui para a sensação de que Nordestina é uma cidade em constante abandono?

e) Que expressão usada pelos moradores sugere que o espaço fora de Nordestina, para onde vão os que partem, é um enigma?

Alguém pode me ajudar? please.

Soluções para a tarefa

Respondido por mih6530
16

Resposta:

1)O fato de não ter nada em nordestina

2)a)Debandagem

b)Que alguém vai se debandar, se mandar

c) Pq dá a entender que quem saia não voltava. E a palavra saída não traz um sentido total de dizer que a pessoa saiu de vez daquela cidade.

d)O caminho

e) "Entre Nordestina e a cidade que ficava antes dela, tinha uma placa com os dizeres “Bem-vindo a Nordestina”.

Perguntas interessantes