Leia:
Um macaco passeava-se* à beira de um rio, quando viu um peixe dentro de água. Como não conhecia aquele animal, pensou que estava a afogar-se*. Conseguiu apanhá-lo e ficou muito contente quando o viu aos pulos, preso nos seus dedos, achando que aqueles saltos eram sinais de uma grande alegria por ter sido salvo. Pouco depois, quando o peixe parou de se mexer e o macaco percebeu que ele estava morto, comentou: “– Que pena eu não ter chegado mais cedo!” (origem africana – narrada por Mia Couto, escritor nascido em Moçambique)
1. O texto acima é uma NARRATIVA CURTA que se chama _______________. Este gênero textual é um legítimo representante da FIGURA DE LINGUAGEM denominada _________________________. Marque a opção que preenche corretamente as linhas em branco
1 ponto
a) fábula, metáfora.
b) anedota, prosopopeia.
c) crônica, personificação;
d) fábula, personificação.
e) conto, metáfora.
2. Leia: "Em Seus olhos eram DUAS FAÍSCAS DE ESPERANÇAS". Nessa frase temos a figura de linguagem *
1 ponto
a) prosopopeia.
b) metonímia.
c) comparação metafórica.
d) metáfora.
e) aliteração.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. D (Fábula e Personificação).
2. D (Metáfora).
Explicação:
Fiz no Classroom :3
1. A opção que preencher a afirmação é "fábula, personificação". Alternativa D.
A fábula é um gênero literário que tem como principal característica o fato dos personagens serem animais falantes, que têm comportamento humano. Muitas vezes a fábula apresenta uma moral a partir dos fatos da história.
2. A frase apresenta uma metáfora. Alternativa D.
Há uma metáfora porque a frase estabelece uma comparação implícita entre os olhos e as faíscas de esperança. A comparação é implícita porque não há nenhuma partícula comparativa na frase, como a palavra "como". Além disso, a metáfora costuma aproximar coisas incomuns, que no dia-a-dia não seriam comparadas.
Mais sobre o tema: https://brainly.com.br/tarefa/15290259