Leia trecho da matéria apresentada na Folha de S. Paulo Heroína de 'Frozen' inspira mulheres em luta contra anorexia
Frozen (2013) não é apenas um filme sobre uma princesa com poderes mágicos, sua irmã, um boneco de neve engraçado e uma rena adorável.
Também pode servir de paralelo para a recuperação de uma desordem alimentar, segundo uma pesquisadora que vem estudando a animação.
Su Holmes, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, lutava contra a anorexia e, enquanto assistia à princesa Elsa cantar Let It Go (Livre Estou, na versão em português), a música-tema do filme, pensou consigo mesma: "Estou maluca ou esta canção parece tratar da minha própria situação?".
Depois de fazer uma pesquisa no Google, ela descobriu que não havia sido a única a chegar a esta conclusão.
"Encontrei muitas pessoas que pensavam o mesmo na internet, em blogs de pessoas que haviam se recuperado da anorexia."
Milhares de comentários em sites sobre desordens alimentares trazem comentários de pessoas dizendo que elas se identificam com as experiências vividas por Elsa, diz Holmes.
"Havia dois grupos-chave. O primeiro é centrado na canção, porque nela, Elsa fala da pressão que sofre para que seja uma garota perfeita e de como ela precisa se libertar disso", afirma a pesquisadora.
"Há um longo histórico de casos de anorexia envolvendo garotas 'perfeitas' e as pressões de pais e da sociedade para elas sejam assim. Muitas meninas dizem que a história de Elsa é muito parecido com a relação delas com anorexia."
O segundo grupo, de acordo com Holmes, usou a figura de Elsa como um incentivo para comer ainda menos.
"A mesma letra foi interpretada de forma completamente contrária. Elas dizem: 'Foi assim que me senti quando minha mãe descobriu minha anorexia, e pensei que não seria mais aquela garota perfeita'."
Esta não foi a única conexão entre Frozen e a anorexia identificada por Holmes.
"A ideia da anorexia e sua associação com o frio e algo 'invernal' é realmente complexa. Há esta ideia de anoréxicas são pessoas frias, isoladas, com emoções e desejos sexuais reprimidos."
Conforme analise do trecho apresentado podemos afirmar unicamente que:
a. Holmes desenvolveu uma rigorosa pesquisa científica, reconhecida por entidades competentes do mundo inteiro, onde comprovou os efeitos da animação Frozen sobre vítimas da anorexia tanto para incentivá-la como para bloqueá-la.
b. Holmes descobriu milhares de comentários em sites sobre desordens alimentares que trazem opiniões de pessoas dizendo que elas se identificam com as experiências vividas por Elsa, personagem de Frozen. Isso desencadeou uma pesquisa curiosa sobre anorexia.
c. Não há qualquer ligação de Frozen com a anorexia, Holmes não descobriu nenhuma relação, apenas a sua particular.
d. Holmes percebeu apenas um grupo que utilizou a figura de Elsa para comer ainda menos.
e. Nenhuma das alternativas está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa a !!!!!!!!
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás