Português, perguntado por hellemmello5747, 1 ano atrás

leia os versos e faça o que se propõe nos itens de a a d. Prefiro rosas, meu amor, à Pátria, E antes magnólias amo Que a glória e a virtude. Fernando Pessoa a)o verso 1 permite concluir que o poeta optou pela variedade padrão do idioma. Justifique essa afirmação. b) na variedade coloquial da língua, como seria o verso 1? c)troque preferir por gostar e reescreva o primeiro verso, fazendo as adaptações exigidas pela regência verbal. d)baseado-se nas respostas aos itens b e c, faça uma hipótese para explicar por que, principalmente, na língua falada, o verbo preferir aparece acompanhado de expressões comparativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
9
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

a) Podemos perceber a opção pelo uso da norma padrão pois o eu lírico usa a regência adequada do verbo preferir: Prefiro algo a algo.

b) Uma possibilidade na linguagem coloquial seria "prefiro rosas, meu amor, do que a Pátria".

c) Para ressaltar o caráter comparativo, poderíamos usar o verbo "gostar" da seguinte forma: "Gosto mais de rosas, meu amor, do que da Pátria".

d) Podemos sugerir que o uso do verbo "preferir" com expressões comparativas na linguagem coloquial se dá pela intenção de reforçar a comparação já exposta pelo verbo. Desta forma, nós falantes temos a impressão de que garantimos o entendimento da comparação que fazemos ao usar tais expressões.
Perguntas interessantes