Leia os versos abaixo, de Gonçalves Dias e Basílio da Gama: Com base na análise dos versos acima e na leitura integral de O Uraguai e de Os últimos cantos, considere as seguintes afirmativas: 1. Embora as "Poesias Americanas" tenham alcançado grande destaque nas leituras posteriores da obra de Gonçalves Dias, em Últimos Cantos elas ocupam um espaço menor do que o conjunto das outras duas partes: "Poesias Diversas" e "Hinos". 2. No poema "O gigante de pedra", é a montanha, da sua altura, quem assiste aos acontecimentos da história. Os versos acima citados de O Uraguai, por sua vez, adotam a perspectiva do olhar humano para descrever a natureza que se descortina do alto de uma montanha. 3. O hino "A tempestade" recria em seus versos os efeitos do fenômeno atmosférico que deslumbra o poeta. Nas três estrofes citadas, podem-se perceber os recursos poéticos utilizados: métrica crescente, esquema de rimas diferente a cada estrofe, adjetivos e verbos que vão do claro ao escuro, do tranquilo ao agitado. 4. A reiteração sonora do verbo "tornar", na mesma posição dos versos iniciais da estrofe 5 de "O Gigante de Pedra", marca a variação das estações do ano, sendo que a mesma característica é atribuída à montanha na estrofe seguinte e ao longo de todo o poema. 5. A partir de acidentes geográficos de localização precisa, a cadeia de montanhas localizada na atual cidade do Rio de Janeiro e o rio Uruguai, localizado na fronteira sul do país, "O Gigante de Pedra" e O Uraguai narram um episódio específico e datado da história brasileira. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 5 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
As afirmativas corretas são 1, 2 e 3. Letra C.
Considerando os versos de Gonçalves Dias e Basílio da Gama, podemos observar que mesmo que as “Poesias Americanas” tivessem um grande destaque nas leituras posteriores da obra de Gonçalves Dias, em Últimos Cantos o espaço ocupado pelas mesmas é bem menor.
Além disso, podemos perceber também que no poema “O gigante de pedra”, quem assiste aos acontecimentos da história é a montanha e a sua altura, onde os versos citados em “O Uruguai” já apresentam um olhar mais humano.
Bons estudos!
Perguntas interessantes