Leia os versos a seguir. Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antígua canta, Que outro valor mais alto se alevanta. Luís de Camões. "Canto I". Os lusíadas. Concluída provavelmente em 1556 e publicada pela primeira vez em 1572, a obra Os lusíadas é um marco do Classicismo em Portugal. Na estrofe citada, podem ser observadas algumas das características renascentistas que marcaram esse movimento li- terário, entre as quais se pode mencionar corretamente: a) a depreciação dos grandes feitos da Antiguidade, confronta- dos com o caráter muito mais glorioso das realizações da era moderna. b) a negação aos mitos, em favor de uma visão racional e ter- rena, na qual os grandes feitos são sempre atribuídos à ação humana, e não a forças sobrenaturais. c) a glorificação da ação do Estado, tido como responsável pe- los grandes feitos e capaz de proporcionar a glória à nação. d) as referências clássicas, que serviram como inspiração à nova concepção de arte trazida pelo Renascimento, fugindo à es- tética medieval. e) a ausência de preocupação com a correção da linguagem, procurando aproximá-la do modo de falar do povo, e não das elites intelectuais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra c.
Nota-se que Os Lusíadas, compreendendo uma obra de grande caráter épico, apresenta a exacerbação evidente de elementos inerentes à cultura e sociedade Lusitana.
É evidente que a glória da nação é apresentada como forma de engrandecer que foram os personagens da cultura de Portugal, responsáveis pelos grandes feitos da navegação. Ademais, pode-se afirmar que essa representação também foi feita por intermédio da glorificação de Vasco da Gama.
Perguntas interessantes