História, perguntado por edmarasantos, 9 meses atrás

Leia os trechos abaixo sobre o período da Guerra Fria e responda:

“A grande descoberta dos EUA foi que, para manter a hegemonia conquistada durante a Segunda Guerra, era necessário recuperar a economia e o tecido político europeu e japonês. Em vez de países frágeis, precisava de aliados para a Guerra Fria e consumidores para a sua indústria (muito maior do que as reais necessidades do seu mercado interno). O acordo de Bretton Woods, complementado pelo Plano Marshall, garantiu um volume de moeda que viabilizou a relação demanda-produção”.

“A oeste, graças ao avanço das tropas soviéticas até Berlim, foi possível, em primeiro lugar, anexar à URSS importantes territórios: os chamados Estados bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), a parte oriental da Polônia e uma porção da Romênia – transformada em República Soviética da Moldávia. (...). Na área da Europa Central (Polônia, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental e, depois, República Democrática Alemã (RS), Hungria, Romênia, Albânia, Bulgária e Iugoslávia), quase toda ocupada pelos exércitos soviéticos, a expectativa de Moscou era formar um cinturão de Estado no mínimo não hostis”.

Em relação aos dois trechos selecionados é CORRETO afirmar que eles se referem:

A- às ações desenvolvidas pelos Estados Unidos e URSS para conciliarem os princípios do capitalismo e do comunismo na Europa e no Japão.

B- às disputas por zonas de influências política e ideológica travadas entre Estados Unidos e URSS.

C- às estratégias utilizadas pelos soviéticos no sentido de fortalecerem a construção do “socialismo em um só país”, defendida por Stalin.

D- às táticas adotadas por Estados Unidos e URSS no sentido de fortalecerem suas posições isolacionistas em relação ao mundo europeu.

E- às transformações que ocorreram no momento seguinte à Segunda Guerra Mundial e que levaram ao conflito aberto, direto e violento entre Estados Unidos e URSS.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
25

É correta a alternativa B.

No texto são ressaltadas as características diplomáticas, muitas delas de base econômica, do mundo ao fim da Segunda Guerra Mundial, sendo o fenômeno retratado a base dos conflitos ideológicos que marcariam a Guerra Fria.

Os Estados Unidos e a União Soviética criaram, ao expandir a sua influência para os países mencionados, blocos econômicos e militares na Europa que impossibilitavam uma guerra direta, de modo que o conflito não foi aberto e violento (na Europa).

Respondido por SenhoraPeppa
3

Resposta:

letra B

.

.

.

.

.

ROOOOOINC

Perguntas interessantes