Leia os trechos a seguir:
Trecho 1 - “(…) Assim, não pense que foram tirados do poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os tratam e os consideram exatamente como digo. (…) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (…) Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (…)”
Fonte: GÓMARA, Francisco López de. História General de las Índias. Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978.
Trecho 2 - “(...) Por isso pareceu a todos que nenhuma idolatria nem adoração têm. E eu bem creio que se Vossa Alteza aqui mandar quem ande entre eles, todos serão tornados ao desejo de Vossa Alteza. E, para isso, se alguém vier, não deixe de vir logo os clérigos para batizá-los, porque então, já terão mais conhecimento de nossa fé (...). Porém, o melhor fruto que podemos tirar dessa terra, me parece, será salvar esta gente, tornando-a cristã.”
Adaptação - A carta de Pero Vaz de Caminha. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1991. p.21.
A partir da análise dos textos e de seus conhecimentos é possível identificar um processo histórico que estudamos durante as aulas. Uma característica ideológica (uma ideia) marcante do processo histórico descrito e estudado foi:
a doutrinação cristã católica presente na colonização da América Latina.
a doutrinação protestante presente na colonização da América portuguesa.
a doutrinação islâmica presente na colonização da América Latina.
a doutrinação calvinista presente na colonização da América Latina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A doutrinação cristã católica presente na colonização da América Latina.
Pois o texto citou elementos do cristianismo católico
Perguntas interessantes