Leia os textos seguintes e explique-os com suas palavras, indicando a que tipo de pensamento sobre a beleza e o gosto eles se filiam.a) "Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos, amantes apaixonados da beleza até agora intacta de Paris, viemos protestar com todas as nossas força se toda a nossa indignação, em nome do bom gosto francês menosprezado, da arte e da história francesas ameaçadas, contra a ereção, no coração de nossa capital, da inútil e monstruosa TorreEiffel, que a mordacidade pública, tantas vezes rica de bom senso e espírito de justiça, já batizou de'Torre de Babel'." (Carta publicada em 1887 no jornal Le Temps. In: ECO, Umberto. História da Feiura.Rio de Janeiro: Record, 2007 . p. 346.) b) "Nem morta eu queria isso pendurado na minha casa!" (Comentário feito em uma exposição de arte.)
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
Os conceitos de beleza e gosto são subjetivos e estão diretamente ligados à época e ao contexto histórico-social. Portanto ainda que o sentimento dos artistas franceses de 1887 em relação a Torre Eiffel vá totalmente de encontro com o gosto da maioria das pessoas do nosso século, não pode ser anulado. Afinal, os valores estéticos do século XIX são completamente diferente dos nossos atualmente.
Essa mesma ideia pode ser aplicada para o segundo texto, pois a pessoa que fez esse comentário possui um gosto divergente do gosto do artista. Isso não demonstra que um dos dois está errado ou não sabe apreciar a arte, mas sim prova a teoria da subjetividade dos gostos.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Moral,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás