Administração, perguntado por apsilveira66, 10 meses atrás

Leia os textos que seguem.
TEXTO 1
[...] Se pensarmos naquilo que os gregos chamavam de ethos, e que pode ser traduzido como “hábito, costume, caráter”, entenderemos que a Ética está fundamentalmente ligada ao modo de vida, a uma conduta pessoal e intransferível, que cada um de nós resolve adotar diante do mundo (da natureza) e da vida na pólis (a vida em sociedade). Por isso Sócrates, aquele que foi considerado a mais sábio entre os gregos, dizia que é preferível ser vítima do mal a ser autor do mal. O cálculo moral é simples: se você é vítima do mal, nada fez de errado. Mas se você é autor do mal, e até considera ser esperto por conta disso ao obter uma vantagem ilícita sobre o outro (por exemplo), você tem o caráter corrompido. E ter o caráter corrompido, para Sócrates, é o maior dos males: uma pessoa de mau caráter tem que conviver o tempo todo consigo.
Por outro lado, quem é vítima deste mau-caratismo, mas está em paz com sua consciência, pode botar a cabeça no travesseiro e dormir em paz. Isso não significa que não tenhamos que ter prudência em nossas ações, mas sim, que retidão de caráter é característica de pessoas virtuosas. Algo muito parecido nos disse Immanuel Kant, filósofo do Iluminismo, que em uma das formulações de seu famoso imperativo categórico, nos diz: “Pensa e age de tal modo que todas as tuas ações possam ser transformadas em lei universal”. Ou seja: quando fores agir, faça o seguinte exercício de exame em sua consciência: e se todos fizerem o mesmo que eu farei agora, isso será bom para a vida em sociedade?
TEXTO 2
Após a leitura dos textos, é possível inferir que:
I. Ambos os textos tratam da mesma temática: a importância da ética e da moral para a vida em sociedade.
II. O texto 1 traz a definição de ética segundo os gregos e apresenta os pensamentos do filósofo Sócrates e Immanuel Kant em relação à temática.
III. O texto 2 é uma ilustração do texto 1, pois mostra a preocupação dos homens em relação à falta de ética no cenário político brasileiro.
IV. Diante o exposto nos textos, pode-se inferir que a ética é essencial para a vida em sociedade, porém, vemos que seus níveis nunca estiveram tão baixos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por fermarchione
17

Resposta:

Alternativa 4

Explicação:

Alternativa 4:

II e IV, apenas


alexanlino: e verdade mesmo II e IV na verdade, por que no texto 2 não tem nada a ver com o texto 1 e diferente!!!!!!
vaneidecaetana: Marque a 2 e 4 também.
verasouzaximenes: 2 e 4
ezequiellibonati10: 1 e 2, confie.
ezequiellibonati10: A IV está errada, pois o reservatório propõe indicadores à ÉTICA E DA MORAL. Observem que a alternativa IV fala somente de ética, ignorando a moral.
tatymorenna: Resposta correta: II e IV apenas, Explicação: Meu exercício corrigido
Respondido por armeniaaguimaraes
0

A respeito das análises dos textos sobre a questão da ética, a alternativa 4 é a opção correta. Pois as asserções II e IV apresentam definição correta sobre o conceito de ética apresentado nos textos 1 e 2.

A asserção I está incorreta, pois os textos apresentam versões e orientações diferentes da temática ética.

O texto I apresentou a definição da ética pela visão do filósofo Sócrates e Immanuel Kant.

A asserção III está incorreta, pois o texto 2 não apresenta uma ilustração do texto 1, pois trata-se de uma crítica em forma de charge sobre os reservatórios de moral e ética que estão vazios atualmente.

A asserção IV complementa a charge quando se refere que os níveis de ética da sociedade nunca estiveram tão baixos, conforme vemos na ilustração do texto 2.

Espero ter ajudado!

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24751725

Anexos:
Perguntas interessantes