Leia os textos que seguem:
Texto 1
[...] Oswald inovou a poesia com seus pequenos poemas, em que sempre havia um forte apelo visual, criando o chamado "poema-pílula"; como afirma Paulo Prado no prefácio do livro de poesias Pau-Brasil: "Obter, em comprimidos, minutos de poesia".
NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione. 1998.
Texto 2
[...] um novo meio de publicação literária na internet, a Twitteratura. Em até 140 caracteres, autores brasileiros têm divulgado seus textos literários no microblog Twitter, criado em 2006. Entretanto, textos curtos não são uma novidade do microblog, [...]
FREITAS, Daniele Souza; PACHECO, Renan Osvaldo. Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres. 2011. 71 f. Monografia ( graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2011.
Texto 3
O Haikai é uma pequena poesia com métrica e molde orientais, surgida no século XVI, muito difundida no Japão e vem se espalhando por todo o mundo durante este século. Possui uma longa história que retoma a filosofia espiritualista e o simbolismo Taoista dos místicos orientais e mestres Zen-budistas que expressam muito de seus pensamentos na forma de mitos, símbolos, paradoxos e imagens poéticas. Isto se deve à tentativa de transcender a limitação imposta pela linguagem usual e pensamento linear e científico que trata a natureza e o próprio ser humano como máquina. Na filosofia Zen, assim como no Haikai, é necessário ter introspecção e análise mais profunda fazendo-se perceber e descobrir curiosos e belos fatos naturais que de outra forma passariam despercebidos. O objetivo é capturar a essência do local numa poesia contemplativa e descritiva com grande valorização nos contrastes, na transformação e dinâmica, na cor, nas estações do ano, na união com a natureza, no que é momentâneo versus o que é eterno (ruptura do contínuo) e no elemento de surpresa.
SIQUEIRA, Rodrigo. O zen e a arte do haikai. Disponível em:< http://www.insite.com.br/rodrigo/poet/haikai.html>. Acesso em: 03 set 2014.
A partir da leitura dos textos, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
É incorreto afirmar que a twitteratura seja uma forma de arte literária, visto que nem todas as pessoas que utilizam o microblog são escritores ou estudiosos de literatura.
Podemos considerar a twitteratura uma vertente literária por ter os mesmos objetivos que a poesia modernista do século XX.
Tendo os mesmos moldes do haikais orientais, a literatura na internet obteve leitores diferenciados daqueles que optam pelo livro impresso.
A twitteratura, por suas características de concisão, não pode ser desqualificada como uma vertente literária, tendo em vista que os mesmos moldes já nos foram apresentados em outro momento histórico nacional e pelos escritos de outros países.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A
twitteratura, por suas características de concisão, não pode ser
desqualificada como uma vertente literária, tendo em vista que os mesmos
moldes já nos foram apresentados em outro momento histórico nacional e
pelos escritos de outros países.
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás