Leia os textos que seguem:
TEXTO 1
Observe o gráfico abaixo.
Disponível em:http://cidadeverde.com/fenelonrocha/87137/tendencia-autoritaria-cresce-porque-democracia-frustra. Acesso em: 15 jul.2021.
TEXTO 2
Leia a seguir a citação que o professor Tiago Valenciano faz a Bertold Brecht, teatrólogo alemão que escreveu durante o autoritarismo do Nazi Fascismo.
Mas como dissemos acima: devemos esquecer quase tudo para iniciar nossa caminhada ao labirinto da política. Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O analfabeto político, do teatrólogo alemão Bertold Brecht (1898-1956). Vemos que Brecht afirma que o pior analfabeto é o político, que é aquele que não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos. Podemos pensar que o analfabeto político é aquele que não participa da política. Mas não! O analfabeto político já é, por si, um analfabeto (ainda que letrado)! Antes da participação política, há a necessidade do entendimento sobre ela.
VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considerando os textos, leia e analise as assertivas a seguir:
I. A propensão a regimes autoritários e a analfabetos políticos é típica de uma sociedade com muita participação política, que ouve, fala e participa dos acontecimentos políticos.
II. O texto 2 revela que a ausência de interesse político, tais como não ouvir e não falar, gera o pior analfabeto, o analfabeto político, que com sua apatia e ignorância, negligencia a sua participação cidadã nos acontecimentos políticos.
III. O texto 1, apresenta um gráfico com informações dos índices de propensões a regimes autoritários. Os dados revelam que moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que menos apoiam tendências autoritárias.
IV. A partir da leitura dos textos, podemos inferir que a democracia só estará em risco quando os direitos políticos forem suspensos, de modo que as outras práticas de ausência de direitos não se configuram como ameaças à democracia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Explicação:
I - É exatamente o oposto disso!
IV - Qualquer prática de ausência de direitos SÃO AMEAÇAS À DEMOCRACIA.
Respondido por
1
Resposta:
II e III, apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás