Leia os textos que seguem:
Texto 1
“E não de agreste avena, ou frauta ruda” (canto I, verso 5).
“Doenças, frechas, e trovões ardentes” (canto X, verso 46).
“Era este Ingrês potente, e militara” (canto VI, verso 47).
“Nas ilhas de Maldiva, nasce a pranta” (canto X, verso 136).
(Excertos de Os Lusíadas. Uma importante obra poética portuguesa do escritor Luís Vaz de Camões, publicada em 1572. Disponível em:
Texto 2
Os dois textos apresentam uma variação linguística muito comum entre falantes de algumas comunidades. Amparados na teoria da variação linguística, leia as assertivas que seguem:
I. Ao observar uma característica comum nos dois textos, verifica-se que palavras bonitas e bem escritas no tempo de Camões, como "frauta" e "pranta", hoje são consideradas inadequadas, como "bicicreta" e 'pranta".
II. A troca do /l/ pelo /r/ em palavras como bicicreta (ao invés de bicicleta) e pranta (ao invés de planta) é um fenômeno denominado rotacismo e as pessoas que usam essa variedade são, geralmente, vítimas de preconceito linguístico.
III. Comparando o texto 1, do século XVI, com o texto 2, explica-se que dizeres considerados adequados de outrora podem vir a ser inadequados atualmente e isso significa que a língua está em constante processo de variação e mudança.
IV. Pelo fato de o rotacismo ser uma regularidade de pessoas que, geralmente, pertencem a grupos de pouca escolaridade, recomenda-se que essa variação não seja levada para discussão em aulas de leitura e produção textual.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III e IV, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2
I, II e III, apenas.
I. Verdadeiro - Se antes formas como "frauta" e "pranta" eram consideradas adequadas e até bonitas, hoje em dia seriam totalmente rechaçadas.
II. Verdadeiro - O rotacismo é um fenômeno que consiste na mudança fonética do /l/ pelo /r/. As pessoas que usam essa variedade costumam sem vítimas do preconceito linguístico por pessoas que consideram a norma padrão da língua com a única forma correta de comunicação.
III. Verdadeiro - A língua está em constante processo de variação e mudança. Então, formas consideradas adequadas antigamente, podem ser vistas como "erradas" atualmente.
IV. Falso - É essencial que a variação rotacismo seja levada para discussão em aulas de leitura e produção textual para mostrar as diferentes formar de falar o português e quebrar o preconceito linguístico.
Resposta:
l, ll e lll estão corretas pág 27 do livro.
Boa sorte nos estudos.