Leia os textos I e II, sobre a produção do texto oral na escola, analisando a relação de sentidos existente entre eles. Em seguida, identifique a alternativa que apresenta a relação correta.
TEXTO 1
O texto oral também é um processo e requer planejamento. “Entretanto, ele é muito mais rápido e espontâneo, uma vez que é possível fazer pausas, retroceder, recomeçar, corrigir etc. Na escrita, esse planejamento é muito mais demorado [...]. Também na fala nós usamos nossas experiências anteriores para aprimorar nossas habilidades, e fazemos isso com muita tranquilidade e desenvoltura por ‘praticarmos’ muito mais uma grande variedade de gêneros orais, em detrimento dos escritos” afirma ThaysPretti, em Produção textual II (2014, p. 158).
TEXTO 2
Uma das constatações sobre uma pesquisa relativa ao ensino da oralidade na escola: “[...] ao analisar o desempenho dos seminários, antes e depois da intervenção didática realizada, foi possível confirmar a suposição de que a exposição oral é um gênero que os alunos não dominam, porque é um gênero vinculado às instâncias públicas de produção de linguagem e, por esse motivo, deve ser ensinado por meio de estratégias didáticas [...]” (GOULART, 1995, p. 189-190). GOULART, C. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. 2005. 206 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
1. O texto I é falso, conforme constatação do texto II.
2. O texto II é falso, conforme exposição do texto I.
3. Não há relação temática entre os textos I e II.
4. O texto I fala sobre a oralidade cotidiana comparada ao gênero escrito e o texto II fala sobre um gênero oral específico. Logo, afora o tema geral (gênero textual oral), a relação dos textos I e II é de contradição.
5. O texto I fala sobre a oralidade cotidiana comparada ao gênero escrito e o texto II fala sobre um gênero oral específico. Versando sobre um tema em comum (gênero textual oral), os textos I e II são complementares.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Opção D - O texto I fala sobre a oralidade cotidiana comparada ao gênero escrito e o texto II fala sobre um gênero oral específico. Logo, afora o tema geral (gênero textual oral), a relação dos textos I e II é de contradição.
cledsonverbum:
Também concordo com a resposta. Um está falando que é algo supostamente fácil, já o outro diz que é difícil.
Respondido por
1
Resposta:
O texto I fala sobre a oralidade cotidiana comparada ao gênero escrito e o texto II fala sobre um gênero oral específico. Versando sobre um tema em comum (gênero textual oral), os textos I e II são complementares.
Explicação:
o texto dois é um complemento do texto um, pois são o mesmo assunto, apenas com distinções diferentes, para lugares específicos diferentes.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás