Pedagogia, perguntado por Barbaramariaaa, 1 ano atrás

Leia os textos e responda o que segue abaixo.

1. Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. In: FREIRE, Paulo. Educação na cidade, 1991.

2. Contra uma escola que a rigor nem alfabetiza os filhos dos trabalhadores, é preciso criar uma escola que realmente os ensine. Para tanto, os docentes não podem, de forma alguma, abdicar de sua função primeira que é ensinar a todos os alunos, especialmente os que devido a sua situação de classe têm mais dificuldades na aprendizagem. Esta não se dá espontaneamente, como um lazer, mas exige disciplina, esforço e persistência; numa palavra, supõe trabalho. É profundamente ingênua (e perigosa!) essa ideia que o professor deve facilitar a aprendizagem ao máximo [...]. Ora, ninguém aprende a aprender sem um conteúdo, uma matéria prima a ser transformada pela reflexão, isto é, sem um trabalho que produza a compreensão da realidade. COELHO, Ildeu. A questão política do trabalho pedagógico, apud ARANHA, Maria Lúcia A. História da Educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996, p.227.

Considerando o que você leu nos dois excertos acima, conclua a atividade elaborando um texto em que aborde

A atuação de Paulo Freire, na década de 1950 e início dos anos 60, os fundamentos do “método” de alfabetização de adultos criado por ele e destaque qual era a importância da educação, do domínio da escrita e da leitura pelos educandos, segundo o pensamento do autor.



Palomapaty13: muito difícil

Soluções para a tarefa

Respondido por Palomapaty13
7
não consegui fazer mim ajude por favor.
Respondido por matosesteves
22

A educação teria o papel da inclusão social, libertar os sujeitos de uma consciência ingênua, para que as pessoas deixam de ser uma sociedade que tem como base a injustiça e a desigualdade. Sua concepção tem como característica a emancipação do sujeito perante sua condição de opressão e, suas ideias contemplam o processo educativo como um caminho que prepara esse sujeito para transformar sua realidade, visando sempre a libertação, à transformação radical da realidade, para torna-la mais humana, permitindo assim que homens e mulheres sejam vistos e reconhecidos como sujeitos de sua historia. A alfabetização é mais que o simples domínio mecânico  de técnicas para escrever e ler .  Freire enfatizou a importância de se associar o aprendizado da leitura e da escrita à revisão profunda nos modos de conceber o mundo e nas disposições dos jovens e adultos para tomar nas mãos o próprio destino.


Perguntas interessantes